Missa do Santo Crisma acontece nesta Quinta-Feira Santa, às 09h, na Catedral

Nesta quinta-feira, 18/04, será celebrada na Catedral Metropolitana de Brasília, às 09h, a Missa do Santo Crisma, ou Missa dos Santos Óleos, como é conhecida.

Esta celebração sempre acontece na Quinta-feira Santa, e reúne todo o clero de Brasília para realizar a renovação dos votos dos Sacerdotes e a benção dos Santos Óleos que são usados nos batismos, unção dos enfermos e Crismas em todas as paróquias de Brasília.

Benção dos óleos

Tradição antiga na Igreja, não se sabe quando e como começou a bênção conjunta dos três óleos. A bênção acontece na Quinta-Feira Santa para marcar a celebração da última missa antes do Tríduo Pascal. Esta Missa é celebrada somente nas Catedrais e pelos bispos das Dioceses e Arquidioceses.

Na celebração, o bispo realiza o rito da bênção junto com os presbíteros. Cada óleo tem a seguinte função e significado:

Óleo do Crisma – É uma mistura de óleo e bálsamo, que significa a plenitude do Espírito Santo no cristão deve irradiar o perfume de Cristo. Este óleo é usado nos sacramentos da Confirmação (Crisma) e Ordem. A cor que representa este óleo é o branco ouro.

Óleo dos Catecúmenos – Catecúmenos são as pessoas que se preparam para receber o Batismo. Este óleo significa a libertação do mal, ao mesmo tempo que permite a entrada de Deus no catecúmeno, preparando-o para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor é vermelha.

Óleo dos Enfermos – É usado no sacramento dos enfermos e abre portas para que o Espírito de Deus conceda forças para a provação da doença e, se assim for, o enfrentamento da morte. A cor é roxa.

Veja abaixo a programação completa das Celebrações na Catedral:

 

Quinta – 18 de abril:

– 09h – Missa dos Santos Óleos

– 20h – Missa de Lava Pés

Sexta – 19 de abril:

– 15h – Paixão do Senhor e Via Sacra na Esplanada

Sábado – 20 de abril:

– 20h – Sábado Santo

Domingo – 21 de abril:

– 10h30 – Páscoa do Senhor

– 18h – Páscoa do Senhor

 

 

Leia mais:

– Mutirão de Confissão nas Paróquias do DF

– Mensagem de Páscoa de dom Sergio da Rocha

– Domingo de Ramos

– Paróquias realizam eventos em celebração a Quaresma e a Semana Santa 2019

 

Cobertura completa da Semana Santa:

 

 

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search