Mês da Bíblia: Dom Sergio convida a comunidade a dedicar mais tempo para meditar a Palavra de Deus

A Igreja Católica no Brasil celebra neste mês de setembro o Mês da Bíblia. A data foi instituída em 1971, em ocasião dos 50 anos de fundação da Arquidiocese de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Setembro foi escolhido para ser o mês da Palavra do Senhor porque é nele que recordamos, no dia 30, a memória de São Jerônimo, responsável por traduzir a Bíblia dos textos originais, em hebraico e grego, para o latim.

Na época, a comemoração foi criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia, na ação evangelizadora da Igreja no Brasil. O projeto foi, então, assumido pelo Serviço de Animação Bíblica – Paulinas (SAB), até ser encabeçado pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e alcançar âmbito nacional, em 1985.

Desde este período, foi proposto o estudo e a reflexão de um livro da Bíblia ou parte do livro durante o mês de setembro. Essa proposta foi propagada em todos os anos, contribuindo no crescimento da animação bíblica de toda pastoral, fazendo com que o cristão se aproxime mais da Palavra de Deus, não só neste tempo, mas durante todos os dias.

O livro escolhido para ser aprofundado neste Mês Bíblico de 2018 é o da Sabedoria, mais especificamente a primeira parte. E para auxiliar neste estudo, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB lançou dois subsídios que carregam o tema e o lema do Mês Bíblico deste ano, que são respectivamente: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” e “A sabedoria é um espírito amigo do ser humano”.

O primeiro subsídio é o Texto-Base, que o tema e lema do Mês Bíblico aborda na primeira parte; apresenta, já na segunda parte, um roteiro para a compreensão das cinco unidades literárias que formam a primeira parte do Livro da Sabedoria; e por último, o subsídio oferece o desafio de ler o Livro da Sabedoria.

O outro subsídio é um Roteiro de Encontros Bíblicos, que traz um cronograma para as cinco celebrações de encontros bíblicos e sugestões de cantos litúrgicos. Vale destacar que os livretos podem ser encontrados no site das Edições CNBB, site: http://www.edicoescnbb.com.br.

Para intensificar as celebrações comemorativas deste mês, e também com o propósito de aproximar os fieis da Palavra de Deus, o arcebispo de Brasília e Presidente da Conferência Nacional dos bispos do Brasil, dom Sergio da Rocha, deixou uma breve reflexão e, ao mesmo tempo, um convite para dedicarmos mais tempo à Palavra de Deus.

“Qual é o tempo que dedicamos à leitura e à meditação da Bíblia? Qual é o lugar que ocupa a Bíblia na sua vida e na vida da sua família? Estamos iniciando o mês especialmente dedicado à Bíblia. Nele, somos convidados a refletir sobre como temos escutado e praticado a Palavra de Deus. Não podemos caminhar sem a luz da Palavra de Deus que orienta os nossos passos. Neste mês, temos um tempo mais intenso de exercício espiritual bíblico para continuar a dar a devida atenção à Palavra no ano todo. É necessário dedicar mais tempo à leitura orante da Bíblia para por em prática a Palavra de Deus. Por isso, leia a Bíblia, ainda que um breve trecho, todos os dias!”, enfatizou dom Sergio.

Veja abaixo as formações com a temática bíblica para este mês nas paróquias de Nossa Arquidiocese.

Taguatinga

Paróquia Imaculado Coração de Maria
14, 21 e 28/09 – 20h – Curso Bíblico com Pe. Paulo Alves
Informações: 30340705

 

 

 

 

 

Informações:
Edições CNBB
Telefone: 61 2193-3019 / 0800-9403019
Site: http://www.edicoescnbb.com.br
E-mail: vendas@edicoes.cnbb.com.br

 

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search