Igreja celebra o Dia de Nossa Senhora de Nazaré

Comemora-se hoje, 08/09, o Dia de Maria de Nazaré, Mãe de Jesus. A crença em Nossa Senhora de Nazaré teve início com uma famosa aparição e milagre ocorridos em Portugal e espalhou-se pelas colônias portuguesas e depois por toda a Europa.

No Brasil, a devoção à Nossa Senhora de Nazaré teve início no ano de 1630, mais especificamente, no dia 08 de setembro, quando um  pescador encontrou uma pequena imagem, cerca de 25 cm, da Virgem Maria em um morro, próximo ao mar de Saquarema, no Rio de Janeiro.

A imagem irradiava uma luz tão forte que chamou a atenção do homem, que a levou para casa, na Vila dos Pescadores. Determinado momento, o homem reuniu todos os pescadores em sua casa, fizeram orações e depois foram dormir. No dia seguinte, perceberam que a imagem não estava no local em que foi deixada.

Os pescadores procuraram a estátua por toda parte, até a encontrarem onde ela havia aparecido. Tornaram a levar a imagem para casa, mas novamente a imagem sumiu e reapareceu onde ela foi descoberta.

Após esse fato se repetir. Todos, então, entenderam que aquele acontecimento era um sinal que uma capela deveria ser construída naquele local. Após a construção da Capela, vários milagres aconteceram naquela região. A Capela se tornou pequena diante tantos visitantes e devotos e precisou ser ampliada. Anos mais tarde, a Capela transformou-se na Igreja Matriz dedicada à Nossa Senhora de Nazaré.

 

Lenda de Nazaré – Início da devoção em Portugal

Conta-se que, setembro de 1182, Dom Fuas Roupinho, alcaide (mesmo que governador de um cidade ou vila acastelada ou fortificada, durante a Idade Média) do castelo de Porto de Mós, caçava , à cavalo, próximo de suas terras, no litoral, envolto por um denso nevoeiro.

Em dado momento, avistou um veado que começou a seguir. Devido o nevoeiro, o animal não percebeu que estava no cimo de uma falésia, de onde acabou despencando.

D. Fuas, que estava em alta velocidade, quando se deu conta de estar no topo da falésia, à beira do precipício, em perigo de morte, rogou então, em voz alta: Senhora, Valei-me!. De imediato, miraculosamente, o cavalo estacou, fincando as patas no penedo rochoso suspenso sobre o vazio, o Bico do Milagre, salvando-se assim o cavaleiro e a sua montada da morte certa que adviria de uma queda de mais de cem metros.

Dom Fuas desceu à gruta para rezar e agradecer o milagre. De seguida mandou os seus companheiros chamar pedreiros para construírem uma capela sobre a gruta, em memória do milagre. A capela ficou conhecida como Ermida da Memória, onde ficou exposta para veneração a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

 

Círio de Nazaré

Em comemoração ao Dia da Padroeira, celebrado no dia 08 de setembro, paróquias do Brasil todo realizam neste final de semana, uma das maiores e tradicionais manifestações católicas de fé que reúne milhares de devotos e romeiros de todos os lugares do Brasil: o Círio de Nazaré 2018. Todos são inspirado no Círio de Nazaré realizado na cidade de Belém, que há 225 anos, inseriu a comemoração do evento no Brasil.

Devido à importância religiosa, histórica e cultural, o Círio em Belém foi registrado em setembro de 2014 como patrimônio cultural de natureza imaterial e em dezembro de 2013 foi reconhecido pela UNESCO como patrimônio Imaterial da Humanidade.

Em Brasília, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Lago Sul, realiza festividade entre os dias 06 e 09 de setembro, que também inclui o Círio de Nazaré. Aqui as comemorações ocorrem há 45 anos.

A paróquia realiza de quinta-feira, 06/09, até o próximo domingo, 09/09, Missas diárias, Tríduo de Oração e procissão. Veja abaixo os horários:

Sábado – 08/09

19h30 – Missa presidida pelo padre Diniz da Obra de Maria

Domingo – 09/09

10h30 – Missa

12h – Almoço do Círio

15h – Ofício de Nossa Senhora e Terço

16h30 – Missa presidida pelo padre Roberto Rambo

18h – Procissão do Círio

 

 

Oração a Nossa Senhora de Nazaré

Ó Virgem Imaculada de Nazaré, fostes na terra criatura tão humilde, a ponto de dizer ao Anjo Gabriel: Eis aqui a escrava do Senhor. Mas por Deus fostes exaltada, e preferida entre todas as mulheres, para exercer a sublime missão de Mãe do Verbo Encarnado.

Adoro e louvo a Altíssimo que vos elevou a essa excelsa dignidade e vos preservou da culpa original.

Quanto a mim, soberbo e carregado de pecados, sinto-me confundido e envergonhado perante vos. Entretanto, confiando na bondade e ternura de vosso Coração Imaculado e maternal, peço-vos a força de imitar a vossa humildade, e participar da vossa caridade a fim de viver unido, pela graça, ao vosso divino filho Jesus. Assim como vós viveste no retiro de Nazaré.

Para alcançar essa graça, (fazer o pedido),quero com imenso afeto, e filial devoção, saudar-vos como o arcanjo Gabriel: Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós. Amém.

 

 

Informações:
Local: Paróquia Nossa Senhora de Nazaré
Endereço: SHIS QI 01 Conjunto 01 Lote A – Lago Sul
Telefone: (61) 3365 2963

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search