Igreja abre Semana Santa com a celebração de Domingo de Ramos

“Hosana ao Filho de Davi”

No próximo domingo, 14 de abril, a Igreja celebra o Domingo de Ramos. Aqui na Arquidiocese de Brasília, a data será marcada com as Santas Missas na Catedral Metropolitana de Brasília às 10h30 e 18h. No dia anterior, sábado, dia 13/04, também haverá Missa de Ramos na Catedral, às 17h.

Além disso, as demais paróquias e capelas da Arquidiocese de Brasília também celebrarão a Solenidade em horários já pré-determinado e informado a comunidade paroquial.

Na Catedral, a celebração terá início em frente à Cúria Metropolitana de Brasília, de onde sairá a procissão rumo à Igreja Mãe.

Esta celebração litúrgica, também conhecida como Domingo da Paixão do Senhor, faz memória à entrada de Jesus em Jerusalém, após passar 40 dias no deserto, em jejum e sendo tentado pelo diabo.

Ao deixar o deserto, Jesus seguiu pra Galiléia. Lá, Jesus foi convocando seus discípulos, ensinando e pregando nas sinagogas, e curando enfermidades e moléstias. A fama de Jesus percorreu cidades vizinhas e uma multidão passou a segui-Lo por todo o trajeto.

Ao chegar próximo de Jerusalém, de acordo com as passagens bíblicas descritas pelos quatro Evangelistas, Jesus pediu a dois discípulos que fossem até a aldeia, ali ao lado, e trouxessem um jumentinho que nunca foi montado. Os discípulos O obedeceram. Os homens foram até o povoado, pegaram o animalzinho, puseram mantos sob ele e o levaram até Jesus.

Foi montado no jumentinho que Cristo adentrou a Cidade Santa, onde a multidão que O seguia jogava vestes, mantos e ramos de árvores pelos caminhos para Ele passar, enquanto gritava ”Hosana” e balançava os ramos de oliveiras e palmeiras, gesto este que significa vitória.

Para recordar esta passagem e celebrar esta solenidade, as paróquias realizam as procissões de Ramos antes das Santas Missas. O cortejo simboliza a peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ao final das Celebrações, os ramos são abençoados e podem ser levados para casa e guardados até o ano seguinte para serem queimados na Quarta-Feira de Cinzas.

A solenidade de Domingo de Ramos marca ainda o início da Semana Santa, onde reviveremos os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo. A celebração se estenderá até o dia 21, com a Páscoa, quando comemoraremos a Ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo.

Veja abaixo um recado que o nosso arcebispo dom Sergio deixou para cada um de nós.

“No domingo dia 14, estaremos iniciando a Semana Santa, com o Domingo de Ramos. Procure viver melhor este final da Quaresma. No próximo domingo, participe da Missa e da Procissão de Ramos. Colabore com a Coleta da Campanha da Fraternidade, gesto quaresmal de conversão, partilha e comunhão na Igreja, em favor dos mais necessitados. Procure viver intensamente a Semana Santa, participando especialmente das celebrações do Tríduo Pascal. Ouça a voz de Jesus: “podes ir; não peques mais!”.

Assim como a Semana Santa, a Páscoa e o carnaval, o Domingo da Paixão do Senhor não acontece na mesma data todos os anos; ou seja, é um evento móvel que varia em relação ao calendário litúrgico da Igreja Católica.

Não deixe de participar das Celebrações da Semana Santa, seja conosco na Catedral ou em sua paróquia.

– Clique aqui e veja a programação nas paróquias de Brasília para esta Semana Santa

 

Confira a programação da Semana Santa na Catedral

Sábado – 13 de Abril

– 17h – Missa de Ramos

Domingo – 14 de Abril:

– 08h30 – Missa de Ramos presidida por dom Sergio da Rocha – Benção e Procissão de Ramos saindo da Cúria, rumo a Catedral Nossa Senhora Aparecida

– 10h30 – Missa de Ramos

– 18h – Missa de Ramos

Quinta – 18 de abril:

– 09h – Missa dos Santos Óleos

– 20h – Missa de Lava Pés

 

Sexta – 19 de abril:

– 15h – Paixão do Senhor e Via Sacra na Esplanada

 

Sábado – 20 de abril:

– 20h – Sábado Santo

 

Domingo – 21 de abril:

– 10h30 – Páscoa do Senhor

– 18h – Páscoa do Senhor

 

 

Leia mais:

– Paróquias realizam eventos em celebração a Quaresma e a Semana Santa 2019

– Mutirão de Confissão nas Paróquias do DF

– Mensagem de Páscoa de dom Sergio da Rocha

 

 

Informações:
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Endereço: Esplanada dos Ministérios
Telefone: 3224-4073
Site: http://www.catedral.org.br/

 

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search