Hoje é Dia de São Vicente de Paulo, o “padre mais santo do século”, segundo São Francisco de Sales

No dia 27 de setembro, a Igreja celebra a memória de São Vicente de Paulo, padroeiro das obras de caridade.

São Vicente nasceu na França, em 1581. Foi o terceiro de seis filhos dos camponeses Jean de Paul e Bertrande de Moras, que eram católicos fervorosos.

Criado em uma família pobre, Vicente acabou convivendo em um ambiente que tinha crianças abandonadas, prostitutas, muita pobreza e escombros causados pelas revoluções e guerras.

Mesmo em meio à violência, pobreza e dificuldade, Vicente não se deixou corromper e tornou-se um jovem humilde, caridoso e interessado pela fé cristã, além de ser muito inteligente.

O vigário que servia na aldeia onde o Santo frequentava com seus pais, para participar da Santa Missa, logo percebeu que o menino era especial e aconselhou o pai a colocá-lo em uma escola, pois via nele um grande futuro. O pai de Vicente assim o fez. E ele foi estudar em um colégio de padres franciscanos. Após fazer os estudos básicos, tornou-se professor e iniciou, em seguida, os estudos teológicos na Universidade de Toulouse.

Tornou-se sacerdote muito jovem, aos dezenove anos. A ordenação sacerdotal de Vicente foi realizada em 23 de setembro de 1600. Após a ordenação, continuou os estudos de teologia por mais 4 anos, e recebeu o título de Doutor em Teologia.

Em 1605, ele realizou uma viagem para Marselha, para receber uma herança deixada por uma viúva. Na volta, ele foi preso por piratas, levado para Tunísia e escravizado. Com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão. Dois anos depois, conseguiu sua liberdade.

Depois disso, Vicente voltou para a França, onde tornou a exercer o ministério sacerdotal. Em uma das paróquias que serviu viu muita miséria material e moral, que lhe fizeram participar mais das obras da fé.

Vicente de Paulo, então, deu início a reforma do clero, com: obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional.

Certo dia, o Papa precisou mandar um documento secreto para o Rei Henrique IV da França e Pe. Vicente foi escolhido como fiel depositário.

Devido a sua presteza, o Rei Henrique IV nomeou-o Capelão da Rainha Margarida de Valois, a rainha Margot.

Pe. Vicente era encarregado da distribuição de esmolas aos pobres e fazia visitas aos enfermos no hospital de caridade em nome da rainha. Após o assassinato de Henrique IV da França, em 1610, São Vicente passou um ano na Sociedade do Oratório, fundada pelo Cardeal Pierre de Bérulle. Mais tarde, padre Bérulle foi nomeado Bispo de Paris e indicou Vicente de Paulo para vigário de Clichy, subúrbio de Paris..

Doou todo o seu amor, tempo e disposição aos pobres. Fundou a “Congregação da Missão” (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas)

Vicente faleceu com quase 80 anos em Paris, no dia 27 de setembro de 1660, e foi Canonizado no dia 16 de junho de 1737. Em 12 de maio de 1885 foi declarado patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica, por Leão XIII. Segundo São Francisco de Sales, Vicente de Paulo era o “padre mais santo do século”.

“Voltemos nossa mente e nosso coração para São Vicente de Paulo, homem de ação e oração, de organização e de imaginação, de comando e de humildade, homem de ontem e de hoje. Que aquele camponês das Landes, convertido pela graça de Deus em gênio da caridade, nos ajude a todos a pôr mais uma vez as mãos no arado – sem olhar para trás – para o único trabalho que importa, o anúncio da Boa Nova aos pobres…“

(João Paulo II)

 

*Jansenismo: conjunto de princípios estabelecidos por Cornélio Jansênio 1585-1638, bispo de Ipres condenado como herege pela Igreja Católica, que enfatizam a predestinação, negam o livre-arbítrio e sustentam ser a natureza humana por si só incapaz do bem.

 

Veja a comemoração nas paróquias:

São Sebastião


Sobradinho

 

 

Leia mais:

– Dia Nacional dos Vicentinos: Alegria em celebrar a missão da SSVP

– Padre relata a importância da Visita Pastoral de dom Sergio à paróquia São Vicente de Paulo

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search