25/04/2018 11:20

Neste dia 25 de março a Igreja celebra o dia de São Marcos Evangelista. Ao contrário do que muitos pensam São Marcos não foi um dos 12 discípulos de Jesus. Mesmo não tão ligado diretamente ao Mestre, São Marcos O conheceu muito bem, pois era filho de Maria de Jerusalém, e sobrinho de São Barnabé, duas figuras muito amigas de Jesus. Quando Jesus morreu e ressuscitou, Marcos ainda era muito jovem. Portanto, segundo a tradição, ele foi batizado por São Pedro, que era um grande frequentador de sua casa e também amigo de sua família.

A casa de São Marcos era sempre aberta para receber as festas e reuniões de Jesus e seus discípulos. Tanto que a tradição diz que a última Ceia e Pentecostes foram celebradas lá, entre outros eventos depois (cf. Atos 12,12).

Apesar da pouca idade na época da vida pública de Jesus, Marcos, desde jovem, pode presenciar momentos importantes e particulares da vida do Salvador e de seus discípulos. Segundo historiadores, seu Evangelho é o mais antigo, e foi escrito por volta do ano 60 d.C., quando acompanhou Pedro em uma viagem a Roma.

O Evangelho de São Marcos recebeu grandes contribuições a partir dos relatos de São Pedro. Por isso encontra-se em alguns documentos antigos São Marcos como sendo interprete de Pedro. Os estudos mostram também que os escritos de Marcos tiveram influência de São Paulo, já que também estiveram juntos em missão por algumas vezes.

Uma característica forte encontrada no Evangelho de São Marcos é a velocidade com que relata os eventos. Tudo é muito rápido, dinâmico e resumido. Quase todas as suas descrições são breves, resumidas, e a ação passa rapidamente de uma cena a outra cena, sem entrar em detalhes. Talvez seja por isso que o livro de Marcos é o mais curto dos 4 Evangelhos, e possui apenas 16 capítulos.

São Marcos é simbolizado por um leão isso porque ele começa seu Evangelho apresentando a missão do profeta João Batista que ficou conhecido como a “voz grita no deserto”. Nos tempos primitivos, o leão habitava os desertos e seus rugidos impunham temor e respeito. Por isso, São Marcos é representado pelo leão.

Missionário evangelizador

Levando seu manuscrito do Evangelho, São Marcos partiu em missão apostólica, depois da morte de São Pedro e de São Paulo. Segundo a Tradição, ele foi pregar na ilha de Chipre. Em seguida, foi para a Ásia Menor e, depois, ao Egito. Lá, pregou especialmente em Alexandria. Nesta cidade, ele fundou uma das igrejas que mais cresceram.

Morte

A Tradição nos conta que São Marcos foi martirizado numa festa de Páscoa, justamente quando celebrava o “partir do pão”, que era como os primeiros cristãos chamavam a celebração da santa missa. Anos depois, suas relíquias foram levadas para Veneza, por mercadores italianos. Hoje, elas estão guardadas na famosa Catedral de São Marcos, na mesma cidade. A partir do ano 828, Veneza assumiu São Marcos como padroeiro.

 

Comemoração

A Arquidiocese de Brasília possui uma paróquia que tem São Marcos como um dos padroeiros. É a paróquia Evangelistas São Marcos e São Lucas, localizada no Setor P. Norte, em Ceilândia.

Para comemorar a data será celebrada nesta quarta-feira, 25, uma Missa Solene, às 19h.

Todos estão convidados a participar!

A paróquia fica na EQNP 09/13, módulos E, F, G e H – Ceilândia Norte. Informações: 3379-1100

 

Oração a São Marcos

“Deus Eterno e Todo Poderoso, nós vos pedimos as bênçãos e graças necessárias, para a nossa Salvação, pela intercessão poderosíssima do evangelista São Marcos. Tudo isto vos pedimos Pai Celeste, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo. Amém.

 

São Marcos, rogai por nós.

 

Por Kamila Aleixo

Fonte: http://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-marcos-evangelista/378/102/#c