Frei Galvão: o homem da paz e da caridade

A Igreja celebra nesta quinta-feira, 25, a solenidade de Frei Galvão, primeiro santo nascido no Brasil. Conhecido como o homem da paz e da caridade, Frei Galvão foi canonizado em 2007 pelo Papa Bento XVI.

Frei Galvão nasceu no dia 10 de maio de 1739, na cidade de Guaratinguetá (SP). Filho de Antônio Galvão, português natural da cidade de Faro em Portugal, e de Isabel Leite de Barros, natural da cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo.

Em 1760, ingressou no noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição, no Convento de São Boaventura do Macacu, na Capitania do Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote no dia 11 de julho de 1762, sendo transferido para o Convento de São Francisco em São Paulo.

Em 1774, fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, das Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição.

Muitos são os relatos de graças alcançadas pela intercessão do santo, principalmente por meio das famosas pílulas de Frei Galvão.

A devoção as pílulas teve inicio quando certo dia, Frei Galvão foi procurado por um senhor muito aflito porque sua mulher estava em trabalho de parto e em perigo de perder a vida.

Frei Galvão escreveu em três papelinhos o versículo do Ofício da Santíssima Virgem: Pos partum Virgo, Inviolata permansisti: Dei Genitrix intercede pro nobis (Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós). Deu-os ao homem, que por sua vez levou-os à esposa. A mulher ingeriu os papelinhos, que Frei Galvão enrolara como uma pílula e a criança nasceu normalmente.

Caso idêntico deu-se com um jovem que se estorcia com dores provocadas por cálculos visicais. Frei Galvão fez outras pílulas semelhantes e deu-as ao moço. Após ingerir os papelinhos, o jovem expeliu os cálculos e ficou curado.

Esta foi a origem dos milagrosos papelinhos, que, desde então, são muito procurados pelos devotos de Frei Galvão. O Santuário chega a distribuir até 80 mil por mês. As pílulas são feitas em material totalmente comestível, em papel de arroz, com a oração “Depois do Parto óh Virgem, permanecestes intacta. Mãe de Deus, intercedei por nós!”, como acontece desde sua origem.

Oração de Frei Galvão

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo,
eu vos adoro e vos agradeço
por terdes dados ao mundo São Frei Galvão,
que soube em sua vida imitar tão perfeitamente
os exemplos de Cristo,
a ponto de ser colocado como modelo para nós,
que ainda peregrinamos neste mundo.

A sua fé na mensagem de Cristo,
a sua caridade ardente e a sua vida de esperança
orientada unicamente para Vós
são motivos de força e entusiasmo para nós.

A sua bondade, Senhor, sensibilizou-me
e, sentindo-me indigno de recorrer diretamente a Vós,
faço-o por meio de São Frei Galvão, o santo da minha confiança.

Para ser digno de sua intercessão, prometo imitar os seus exemplos.

[expressa-se o pedido]

Senhor, dignai-vos atender meu pedido, se essa for a vossa vontade.

Amém.

Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai.

Frei Galvão, rogai por nós!

 

Por Kamila Aleixo com informações do site Canção Nova

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search