Fotos: Visita Pastoral Missionária à Paróquia São Vicente de Paulo em Planaltina

De 13 a 16/09, o arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, participou de uma série de atividades internas e externas programadas pela paróquia São Vicente de Paulo, em Planaltina, em razão da Visita Pastoral Missionária.

Fundada em 1998, esta foi a segunda vez que a paróquia São Vicente de Paulo recebeu a Visita Pastoral Missionária. A primeira foi feita ainda pelo cardeal-arcebispo dom João Braz na administração de padre Paulo Renato, pároco de então. Para o Pe. Vanderlei dos Santos Silva, atual pároco da São Vicente de Paulo, a visita de dom Sergio da Rocha é importantíssima, pois trará incontáveis benefícios para a paróquia e para a comunidade.

“Penso ser dom Sergio o grande fator de geração da unidade que precisamos para melhor percebermos nossa pertença à igreja. Com certeza, a presença dele em nossa paróquia foi uma grande oportunidade de reafirmar e estreitar laços com nossa arquidiocese e respectivamente com nosso cardeal. Sem contar que a Visita acabou aproximando a paróquia das capelas, tendo em dom Sergio, fator de avivamento entre todas as questões ativas e conseguimos apontar juntos os desafios e distingui-los entre os desafios de cada setor da paróquia, considerando a paróquia como mãe das capelas e inseri-las num processo de independência mais nunca a margem do que pensa a mãe que é a matriz paroquial”, explicou Pe. Vanderlei.

Outra vantagem da Visita Pastoral, vista pelo Pe. Vanderlei, foi esclarecer sobre os limites da paróquia bem como as atividades realizadas por ela, que segundo o pároco, vai além da administração dos sacramentos, como enfatizou abaixo.

“Aproveitamos a Visita Pastoral, para estreitar a relação da paróquia com outras instituições que integram a circunscrição da área da paróquia como forma de fazer a comunidade perceber que os limites da paróquia ultrapassam a demanda pastoral e de administração dos sacramentos”, contou.

Ainda de acordo com o padre Vanderlei, esta Missão de dom Sergio de visitar cada paróquia, em cada cidade, é um cuidado que o pastor tem que ter para saber como está caminhando a sua Igreja, o que está dando certo, o que precisa mudar e o que precisa melhorar, de acordo com cada realidade e necessidade.

“Considerando a arquidiocese de Brasília como a Igreja particular de dom Sergio da Rocha, nossa paróquia é parte dessa Igreja, e, para tanto, a visita do arcebispo encontra como objetivo saber de perto sobre a administração de nosso pároco somado aos suportes que somos todos os membros de pastoral no objetivo a ser realizado por todos unidos em torno do anseio comum de ser Igreja”, disse o sacerdote.

Questionado sobre o que deve mudar na paróquia após a visita de dom Sergio, o padre explicou que as orientações do arcebispo, ao final da missão pastoral, serão acolhidas para melhor animar a missão pastoral e evangelizadora, além de tornar a comunidade renovada e mais atuante.

“Entender o que pensa nosso arcebispo nos fará mudar nas perspectivas da evangelização, caridade, inclusão social, à medida em que compreendemos o que ele pensa a nosso respeito, quais são as expectativas dele e nos apresentar como aqueles capazes de executar suas críticas e sugestões para desse modo, vislumbrarmos a possibilidade de nos ver orientados rumo a São Vicente configuradas a Jesus e nosso padroeiro”, concluiu o padre Vanderlei.

Vale lembrar que as Visitas Pastorais Missionárias fazem parte do cumprimento do acordo estabelecido no Cânon, em que o “Bispo deve visitar cada ano a diocese, total ou parcialmente, de modo que visite a diocese toda ao menos cada cinco anos (Cânon 396,1)”.

As visitas atendem também às diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que recomenda, como também pede o Papa Francisco, que a Igreja esteja em estado permanente de missão.

“Naquele IDE de Jesus estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova saída missionária” (EG n.20 – Frase utilizada pelo Papa Francisco).

Não deixe de participar das atividades de seu Setor!

Clique aqui e veja as fotos do evento.

 

Informações:
Paróquia: São Vicente de Paulo
Endereço: Pç São Vicente – EQ 16/17 – Vila Vicentina – Planaltina
Telefone: (61) 3389-0803
E-mail: paroquiasaovicentedepaulo@hotmail.com
Facebook: Paroquia São Vicente de Paulo Planaltina

 

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search