02/05/2018 13:37

“A Verdade vos tornará livres (Jo 8,32) – Notícias falsas e Jornalismo de paz” é o tema da Feira de Amostra da Pascom, que acontecerá no dia 05 de maio, das 09h às 17h, na Paróquia São Judas Tadeu, na Asa Sul, em ocasião do Dia Mundial das Comunicações (DMC).

Promovida pelo Setor de Comunicação da Arquidiocese de Brasília em conjunto com a Equipe do Projeto de Divulgação dos Eventos Católicos em Brasília e com o Conselho da Pastoral de Comunicação de Brasília, a Feira de Amostra da Pascom será o grande encontro de todas as Equipes de Comunicação da Arquidiocese de Brasília.

O evento será composto de dois momentos. O primeiro, na parte da manhã, contará com uma formação, com a temática proposta pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações, conduzida por Gabriel Carvalho, membro do Núcleo de Política e Formação da Arquidiocese de Brasília e integrante das equipes arquidiocesanas de animação bíblica e de iniciação cristã.

Já o segundo instante, na parte da tarde, será livre para a visitação dos stands, onde as Pascom irão expor os trabalhos desenvolvidos por elas em suas respectivas paróquias, instituições, movimentos e comunidades, utilizando os variados meios que já estão acostumados a lidar, como, por exemplo, jornalzinho, mural, revista, boletim, banner, cartazes e/ou redes sociais.

A ideia é que seja exposto tudo aquilo que funciona dentro da realidade de cada Pastoral. Dessa forma, o visitante poderá analisar todos, ou ao menos, os meios de comunicação mais comuns utilizados pelas equipes de Comunicação em Brasília para evangelização e transmissão de informação. A ação permite que o visitante troque experiências e informações com os expositores; observando o que funciona; como é feito; o tipo de público a que destina, entre outras questões.

Na ocasião, os profissionais da área de jornalismo, publicidade, designer e fotografia também terão um espaço para atender e tirar as dúvidas técnicas dos visitantes.

Ao final do encontro, de posse de novas ideias e novos dados, os comunicadores poderão implantá-los ou adaptá-los, de acordo com a realidade em que vive, para melhorar o serviço prestado em suas paróquias ou comunidades.

Além de motivar e dar ideias de como trabalhar nas Paróquias e Comunidades; este evento também tem a finalidade de dar visibilidade às ações e desempenho de cada pastoral de Comunicação de nossa Arquidiocese de Brasília; motivar o engajamento de novos membros nas Pastorais e o surgimento desta pastoral onde não existe e, por fim, integrar todos os envolvidos com Comunicação Eclesial, como explicou Cleides Batista, uma das organizadoras da Feira e Vice-presidente da Pascom Brasília.

“O nosso objetivo é promover a integração entre as Equipes de Comunicação da arquidiocese de Brasília; além de possibilitar o conhecimento dos diversos trabalhos pelos agentes de comunicação em suas pastorais; proporcionar a troca de experiências exitosas, coletar dados, informações e sugestões para propor formação e, por fim, facilitar o diálogo entre as Pastorais de Comunicação, os produtores de eventos e demais profissionais da Comunicação”, afirmou Cleides.

Os stands para a Feira de Amostra da Pascom serão disponibilizados pela coordenação da Feira, contendo mesa, duas cadeiras, um biombo para exposição, wifi e estrutura de ponto de energia, sem custo para o expositor. Cleides ressalta que a decoração, ficará a cargo do expositor, caso ele ache necessário. Vale destacar que, dependendo da quantidade de Pascom inscritas, pode ser que sejam colocados dois grupos por stand.

Para ter acesso a um stand, basta que o coordenador da Pascom ou o responsável pela Comunicação, como é o caso de movimentos, comunidades e instituições, faça a inscrição. Vale ressaltar que a inscrição é por Pastoral. Não é preciso se inscrever individualmente.

O cadastro deve ser feito através do link: http://bit.ly/2puePyi, até o dia 30 de abril, como afirmou Cleides.

“A data limite para inscrições é até 30 de abril, porém pedimos que se inscreva o quanto antes para ajudar a logística do evento”.

São convidados a participar do encontro, todos os agentes das Pastorais de Comunicação, pessoas envolvidas com a Comunicação nas paróquias, nas comunidades, nos movimentos e instituições religiosas e aqueles que queiram desenvolver trabalhos de evangelização nos mais variados meios de comunicação.

A expectativa é que, ao longo do dia, passem pelo local cerca de 300 pessoas.

Para finalizar, Cleides deixou um convite a todos os interessados!

“A todos que são chamados a essa grande e importante missão que é evangelizar, através dos Meios de Comunicação, fica o convite, na verdade, uma conclamação. Divulgue, compartilhe e venha participar deste momento que busca a promoção da unidade e da comunicação integrada. A divisão nos enfraquece, mas juntos teremos a força necessária para ir além, aprimorando nossos conhecimentos técnicos e crescendo na espiritualidade. Pois, sem intimidade com Deus, a comunicação não atinge seus objetivos, não leva a Boa Nova e não alcançam os que necessitam”, concluiu.

Não deixe de participar!

Sua participação é indispensável!

 

 

Sobre o palestrante

Gabriel Reis Carvalho é catequista e coordenador da Comunidade da Divina Misericórdia, na Asa Norte. É membro do Núcleo de Política e Formação da Arquidiocese de Brasília e compõe as equipes arquidiocesanas de animação bíblica e de iniciação cristã.

Foi membro da Comissão Arquidiocesana da Campanha da Fraternidade e secretário de pastoral do Vicariato Norte da Arquidiocese de Brasília. Foi coordenador do Conselho de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora Consolata, na Asa Norte.

Atuou junto ao Pontifício Conselho para os Leigos, organismo da Santa Sé. Desenvolveu projetos de pesquisa junto à Congregação para a Evangelização dos Povos, também da Santa Sé.

Há mais de dez anos, comanda o programa Nova Humanidade, transmitido semanalmente pela Rádio Nova Aliança, e o quadro “Por Dentro da Lei”, da mesma emissora.

 

Convite de dom Marcony

 

Programação:

09h – Santa Missa – Presidida por dom Marcony Vinícius Ferreira, bispo auxiliar

10h – Palestra “A verdade vos tornará livres”, (JO 8,30)

11h – Informes e Orientações

11h30 – Intervalo / Almoço – Haverá venda de almoço no valor de R$ 12,00 e food truck vendendo lanches.

12h30 – Início do Programa Eventos Católicos que será transmitido do local do evento

14h às 17h – Visitação aos Stands

 

Leia mais:

– Símbolo do 11º Mutirão de Comunicação chega à Arquidiocese de Brasília

Informações:
Local do evento: Paróquia São Judas Tadeu
Endereço: W5 Sul 908 lotes 24/25 – Asa Sul
Email: pascombrasilia@gmail.com
Inscrições no link: http://bit.ly/2puePyi

 

Por Gislene Ribeiro