Fateo promove I Congresso Regional de Teologia e Humanidades em Brasília

A Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília (FATEO) promove nos dias 5,6 e 7 de dezembro o I Congresso Regional da Fateo, com o tema: Teologia e Humanidades: a crença em sua multiplicidade.

Segundo a organização, o Congresso tem como objetivo, provocar os pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação a discutir a ação da Teologia enquanto eixo plural humano, enquanto sua temporalidade de possibilidades e a religião em suas mais diversas expressões, além de proporcionar a formação de pessoas capacitadas ao exercício da Teologia, com a finalidade de participar de modo crítico reflexivo com atuação na comunidade eclesial e na sociedade em geral.

O Congresso reunirá um número significativo de teólogos, cientistas da Religião, estudantes de pós-graduação e pesquisadores de áreas afins, tanto em nível regional como nacional. Tem como público alvo pesquisadores, estudantes de graduação, seminaristas, estudantes de Pós-Graduação, grupos religiosos e interessados.

As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://www.even3.com.br/icongressofateo

O valor da participação para alunos e egressos da Fateo é de R$30,00. Para os demais interessados o valor do ingresso é R$50,00.

Para o organizador do evento, professor e Doutor em Filosofia, Robson Pedro Veras, “o I Congresso Regional da FATEO ocorre no cerne das atividades acadêmicas letivas, propostas pela Faculdade. Esse Congresso inaugura um complexo de atividades a qual a FATEO passa a se ocupar a partir de 2018 de forma sistemática. Implica-nos dizer que o Congresso em sua primeira edição, sistematiza o acúmulo acadêmico e científico produzido nos últimos anos.”, explica o professor.

Ainda segundo Robson Veras, as sociedades atuais necessitam discutir e debater sobre direito e democracia, religião e teologia. “Hoje, a atual sociedade apresenta desafios que tocam questões fundamentais, sobretudo na ótica do direito, da democracia, nas causas sociais, na multiculturalidade que tece o nosso contexto e em temas que exigem uma postura nova e um olhar mais profundo da realidade. Debater Teologia ou Religião no DF parece ser uma ação natural. Segundo o IBGE o Distrito Federal, em 2017, possuía 3.039.444 habitantes. Destes 1.455.134 declaram-se católicos, 690.982 evangélicos e 89.836, espiritas. A soma destas três formas de percepção religiosa, por si só, somam 74% da população. O número define a importância material que o debate sobre a Teologia possui em Brasília. Por isso, o Congresso também se justifica por sua preocupação social em oferecer à toda comunidade brasiliense, e de seu entorno, uma visão humanizada de si e do outro.”

O professor Robson será um dos palestrantes do Congresso, juntamente com outros doutores, teólogos e filósofos. O Arcebispo de Brasília, cardeal Sergio da Rocha e o bispo auxiliar dom Marcony Ferreira também irão participar do evento.

Para saber mais sobre o I Congresso da Fateo acesse: https://www.even3.com.br/icongressofateo ou ligue para 3345 0102

 

Por Kamila Aleixo

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search