É amanhã: Missa na Catedral marca início de Ano Jubilar dos 60 anos da Arquidiocese

Terá início, no dia 31 de janeiro, em ocasião da Festa de São João Bosco, Padroeiro da Capital Federal, a abertura oficial do Ano Jubilar da Arquidiocese de Brasília.

Este Ano Jubilar se dará em comemoração aos 60 anos de criação e instalação dessa Igreja Particular a serem celebrados em 21 de abril de 2020.

Para marcar o início do Jubileu de Diamante, o arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, presidirá a Santa Missa na Catedral Metropolitana de Brasília,no dia 31/01, às 12h.

Além da Celebração Eucarística, diversas atividades festiva serão realizadas fazendo memória às seis décadas de história da Igreja de Brasília.

Você faz parte desta história! Venha celebrar conosco!

Acompanhe tudo em nosso site e redes sociais!

Tocador de vídeo

00:00
00:60

Conheça a Arquidiocese de Brasília

A Arquidiocese de Brasília foi criada no dia 16 de janeiro de 1960, por meio da bula “Quandoquidem Nullum” do Papa João XXIII. No dia 21 de abril, data da inauguração da cidade de Brasília, foi instalada a Arquidiocese que teve como primeiro Arcebispo Dom José Newton de Almeida Baptista. O que muita gente não sabe é o que é uma Diocese, e muito menos a diferença desta para uma Arquidiocese.

A sede física da Arquidiocese de Brasília está localizada na Cúria Metropolitana, que abriga os departamentos responsáveis pela parte administrativa, pastoral, judicial e de comunicação da Igreja de Brasília.

A Igreja de Brasília, junto às (arqui)dioceses do Estado do Goiás, compõe o Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cuja Sede fica localizada em Goiânia.

E junto à Diocese de Uruaçu-GO, Diocese de Luziânia-GO e Diocese de Formosa-GO, a Arquidiocese compõe a Província Eclesiástica de Brasília.

O arcebispo e bispos de nossa arquidiocese, assim como os demais do Brasil, integram a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com sede em Brasília, a entidade tem dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília, como presidente; dom Murilo Krieger, arcebispo de São Salvador da Bahia – Primaz do Brasil, como Vice-presidente, e dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília, como Secretário Geral.  A entidade é responsável por fomentar a comunhão entre os bispos que a compõem, promover a participação deles na conferencia e estudar assuntos de interesse comum, estimulando a ação harmônica.

A Capital Federal acolhe ainda a sede da Nunciatura Apostólica no Brasil, que trata de questões relacionadas à Igreja e ao Estado dentro do país, promovendo a paz e a harmonia com outras nações e estimulando relações entre a Santa Sé e as autoridades do país. O núncio é o representante do papa e da Santa Sé junto à Igreja local e ao governo local do país para o qual foi enviado.

A Arquidiocese possui uma estrutura complexa e conta com a colaboração de leigos e religiosos para cumprir a sua missão evangelizadora.

Possui 151 paróquias, 1 Capelania; mais de 200 sacerdotes seculares incardinados e residentes, mais de 100 sacerdotes religiosos, além cerca de 100 diáconos permanentes.

Cuida de 3 seminários: Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima; Seminário Missionário Arquidiocesano “Redemptoris Mater”e Seminário Propedêutico, e da casa do clero, além de dar suporte a 72 entidades pastorais, centros de formação, movimentos, associações e comunidades. Os trabalhos sociais estão a cargo da Oassab (Obras de Assistência e de Serviço Social da Arquidiocese de Brasília) e instituições e entidades que trabalham diretamente com a Arquidiocese.

A comunicação com os fiéis é realizada por meio de site na internet, as redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram e YouTube), além da Rádio Nova Aliança e da Fundação Rainha da Paz.

Leia ainda:

– 31/01/19 – Arquidiocese de Brasília celebra abertura do Ano Jubilar: “O Jubileu é tempo de esperança e de vida nova”

– 31/01/19 – Fotos da Missa da Abertura do Ano Jubilar

– 30/01 – Artigo: O Ano Jubilar Arquidiocesano

–  18/01/19 – Oração Oficial do Ano Jubilar

– 03/01/19 – Missa marca a abertura das comemorações do Jubileu da Arquidiocese de Brasília

– 18/12/18 – Arquidiocese de Brasília se prepara para as comemorações de seu Jubileu de Ouro

 

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search