Domingo de Ramos: Fieis participam da abertura da Semana Santa na Igreja de Brasília

Dom Sergio da Rocha, arcebispo arquidiocesano e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presidiu na manhã deste domingo, 14/03, a Missa de Ramos, dando início à Semana Santa, um dos períodos mais importantes do calendário cristão, cujo ápice é a ressurreição do Senhor.

A celebração litúrgica, também conhecida como Domingo da Paixão do Senhor, teve inicio em frente à Cúria Metropolitana, de onde os fieis saíram em procissão, com ramos na mão, rumo à Igreja Mãe, Catedral, relembrando a subida de Jesus ao Monte Oliveiras.

Dando início à homilia, dom Sergio destacou a importância de refazer, nessa Semana Santa, os caminhos de Jesus, logo após Ele deixar o deserto, onde passou os 40 dias, até chegar a Jerusalém, vivenciando o Mistério da vida, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus.

“Com a graça e a benção de Deus, estamos reunidos aqui na Catedral, mais um ano, para celebrar essa Semana Maior, a Semana que tem esse nome tão significativo e tão desafiador: Semana Santa. Nesta Semana, nós somos convidados, mais uma vez, a vivenciar essa Semana santamente. E como fazemos isso? Seguindo os passos de Jesus! É o que fizemos ainda pouco com a procissão de Ramos, com simplicidade recordamos o  gesto do povo que recebeu Jesus nas portas de Jerusalém, reconhecendo Nele o Senhor, o Salvador”, disse o arcebispo.

Para permanecer unido a Jesus nessa Semana Santa, e para viver de forma concreta o período que antecede a Festa da Ressurreição do Senhor, dom Sergio pede que a comunidade continue seguindo os Passos de Jesus.

“Somos convidados a permanecer unidos na Igreja, vivenciando este Mistério da vida, morte e ressurreição de Jesus, o Mistério Pascal”, afirmou.

Para concluir, o arcebispo convidou a todos para participarem das celebrações especialmente programadas para a Semana Santa, seja nas paróquias ou na Igreja Mãe, Catedral.

“Alerto aos irmãos e irmãs que se organizem a sua vida e a vida de sua família, de modo a priorizarem as celebrações da Semana Santa. Desse modo, a Semana será realmente Santa, santificada por Deus. E, é claro, participando da Semana Santa, como vocês já fazem hoje, temos a certeza de ter uma Páscoa Santa, uma Páscoa Feliz, como sempre desejamos aos irmãos”, concluiu dom Sergio.

Para quem não conseguiu participar da Santa Missa na Catedral presidida pelo cardeal Sergio da Rocha, poderá participar de outra celebração às 18h, que será presidida pelo pároco da Catedral, Pe. João Firmino Galvão.

 

Clique aqui e veja as fotos do evento.

 

Programação da Semana Santa na Catedral de Brasília

Quinta – 18 de abril:

– 09h – Missa dos Santos Óleos

– 20h – Missa de Lava Pés

 

Sexta – 19 de abril:

– 15h – Paixão do Senhor e Via Sacra na Esplanada

 

Sábado – 20 de abril:

– 20h – Sábado Santo

 

Domingo – 21 de abril:

– 10h30 – Páscoa do Senhor

– 18h – Páscoa do Senhor

 

Leia mais:

– Paróquias realizam eventos em celebração a Quaresma e a Semana Santa 2019

– Mutirão de Confissão nas Paróquias do DF

– Mensagem de Páscoa de dom Sergio da Rocha

– Domingo de Ramos

 

Informações:
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Endereço: Esplanada dos Ministérios
Telefone: 3224-4073
Site: http://www.catedral.org.br/

 

 

Foto: Pascom Brasília

Por Gislene Ribeiro

 

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search