Dom Valdir completa seis anos de episcopado neste sábado

Neste sábado, 16/03, dom Valdir Mamede, bispo auxiliar de Brasília, completa seis anos de episcopado.

A nomeação do bispo aconteceu no dia 6 de fevereiro de 2013, feita pelo, na época, Papa Bento XVI, hoje Bispo Emérito de Roma. Já a Cerimônia de Ordenação Episcopal foi realizada na Catedral Metropolitana, em 16 de março de 2013, e reuniu centenas de pessoas, entre fieis, amigos, familiares e autoridades eclesiais.

Nascido em 21 de julho de 1961, na cidade mineira de Silvianópolis, Valdir entrou para o Seminário dos Claretianos em Pouso Alegre (MG), em 1979, e professou os votos religiosos em 1981, e foi ordenado por Dom João Bosco Óliver de Faria, em maio de 1988.

No ano de 2003, o bispo foi aceito na Arquidiocese de Brasília pelo Cardeal Dom José Freire Falcão e foi incardinado por ato do Cardeal Dom João Braz de Aviz, em 2006. Além da presidência do Tribunal Eclesiástico, dom Valdir exerceu funções no Conselho Presbiteral Arquidiocesano e Conselho Episcopal.

No momento, dom Valdir é o Bispo referencial para as Comissões Arquidiocesanas de Pastoral, Catequese, Familiar e o COMIDI; para o Setor de Juventude – em parceria com Dom José Aparecido -, Setor de Universidades; Dízimos, Pastoral da Esperança e Ecumenismo.

É referencial também para os seguintes Setores de Serviços, Associações e Movimentos Eclesiais: Vicentinos, Legião de Maria; Apostolado da Oração; Cursilhos de Cristandade; Focolares; Emaús; Escola de Santo André; RCC; Encontro de Casais com Cristo e Nossa Senhora Aparecida.

Com as demandas deste novo ministério, dom Valdir conciliou, até dezembro de 2015, a função de presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Brasília; ocasião em que dom Sergio da Rocha nomeou o Pe. Carlos Costa Carvalho para assumir a presidência do Tribunal. A intenção é que dom Valdir tivesse mais tempo livre para realizar as atividades pastorais, uma vez que as demandas do Tribunal Eclesiástico exigiam muito tempo.

Dom Valdir Mamede,
neste dia de comemoração,
a comunidade católica rende graças a Deus e lhe saúda pelo carinho, dedicação e serviço.
Que Deus o abençoe e frutifique os trabalhos realizados nesta Arquidiocese!
Parabéns!

 

 

 

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search