Brasília, 8 de julho – Mais de 10 mil pessoas se reuniram no domingo, 7 de julho, no Ginásio Nilson Nelson, para a celebração da Eucaristia de Ação de Graças pelos 40 anos da presença do Caminho Neocatecumenal na Arquidiocese de Brasília, presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Sérgio da Rocha.

Além das comunidades neocatecumenais, participaram da celebração coordenadores e responsáveis por diversas realidades eclesiais da Arquidiocese de Brasília, bem como autoridades civis locais.

 

Estiveram presentes os primeiros catequistas itinerantes que deram as catequeses iniciais em três paróquias da cidade de Taguatinga, em 1979, e também os responsáveis atuais por este carisma em Brasília e em todo o Brasil, Padre José Folqué, Pilar de la Paza e Raúl Viana.

“Grandes maravilhas fez conosco o Senhor, por isso estamos alegres!”, disse Padre José Folqué no início da celebração. “Hoje estamos reunidos para celebrar, em primeiro lugar, Cristo Ressuscitado, Ele que é nossa alegria. E, também, neste ano jubilar em que celebramos os 60 anos da fundação da Arquidiocese de Brasília, nos reunimos aqui para celebrar os 40 anos do início do Caminho Neocatecumenal. Deus quis, na sua providência infinita e misericórdia, unir, nos primórdios desta Diocese, a proposta de evangelização que se realiza através desta iniciação cristã que nasceu do Concílio Vaticano II”, recordou o presbítero que também fez memória aos iniciadores do Caminho Neocatecumenal, os espanhóis Kiko Argüello e Carmen Hernández (falecida em 2016), que foram instrumentos da realização desta iniciação cristã no interior das paróquias, para anunciar o Evangelho e atrair os afastados e não batizados.

Padre José agradeceu aos Papas que, desde o início do Caminho, na periferia de Madri, Espanha, na década de 60, ajudam a sustentá-lo, o que permitiu que o carisma chegasse em mais de 130 países, nos cinco continentes. Recordou ainda, o apoio dos que foram Arcebispos em Brasília e “especialmente de Dom Sérgio [atual Arcebispo], porque sempre nos escutou, respeitando o carisma e nos encorajando. Muito Obrigado!”.

Após 40 anos, o Caminho Neocatecumenal no Distrito Federal está presente em 31 paróquias e 3 capelas, com 275 comunidades. Na Arquidiocese também está o Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater, um dos frutos desta iniciação cristã, que já formou 130 presbíteros que exercem o ministério como párocos na Arquidiocese e também como missionários itinerantes no Brasil e em outros países. Muitos destes presbíteros estavam presentes na celebração, assim como os 70 seminaristas atualmente em formação.

“Reconhecemos que o Caminho, na Igreja e de modo especial, em nossa Arquidiocese é um grande dom de Deus, como afirmou o Papa Francisco no encontro dos 50 anos do Caminho em Roma, no ano passado!”. Essas foram as palavras de Dom Sérgio aos presentes. “Todos nós somos chamados a seguir Jesus e ser verdadeiros discípulos na comunidade e com a comunidade, para poder sair ao encontro dos irmãos nas mais diferentes situações e ambientes onde vivem para anunciar e testemunhar nossa alegria de seguir Jesus, de ser Cristão e participar da comunidade. Como é bom estarmos juntos, como é bom viver em comunidade, rezar e celebrar em comunidade, escutar juntos a palavra de Deus, juntos procurar viver a Palavra de Deus, um ajudando o outro”, ressaltou o Cardeal.

Realizar esta iniciação cristã em comunidade tem suscitado, além de vocações para os seminários, inúmeras vocações para a evangelização, com famílias e jovens que se colocam à disposição da Igreja para partir pelo mundo para ser sinal do amor de Cristo pela humanidade e anunciar a Boa Nova do Evangelho. Das comunidades neocatecumenais da Arquidiocese de Brasília, estão em missão pelo Brasil 15 famílias, 12 rapazes e 12 moças. E em outros países estão 4 famílias, 3 rapazes e 3 moças.

Em alguns lugares da região que forma a Arquidiocese de Brasília, também há 13 famílias em missão, provenientes de outros lugares do Brasil e do mundo.

A Eucaristia foi encerrada com o Te Deum, o hino de louvor e ação de Graças a Deus.

Fotos do eventohttps://drive.google.com/open?id=1uejOcY4hQvDcSGjChgKHZ10i7klhu7U1

Crédito fotos: Raphael Gallo

Caminho Neocatecumenal no Brasil
Assessoria de Comunicação
Deborah Regina Figueiredo
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search