No primeiro domingo do Advento celebrado no último, dia  02 de dezembro, foi realizada na Catedral Metropolitana de Brasília a Missa anual da Catequese. A Celebração foi presidida pelo bispo auxiliar dom Marcony Ferreira e concelebrada pelo padre João Firmino, pároco da Catedral.

Além da ação de graças pelos trabalhos da catequese a Missa foi oferecida também pelos 18 anos de sacerdócio do padre João Firmino. Na ocasião foi realizada também a primeira comunhão da pequena Manuela Nunes Miranda, de apenas 10 anos.

Aos catequistas dom Marcony falou sobre dedicação, amor e fidelidade a Deus. “Nós cristão e também os catequistas corremos o risco de achar que as respostas e a felicidade está nas coisas deste mundo. Não. Nós temos um caminho a fazer e este cainho é para um dia encontrar Deus, a vida eterna.”, falou o bispo dando início a sua homilia.

Dando continuidade, dom Marcony falou sobre o papel dos catequistas na obra de evangelização do mundo. “A catequese não é outra coisa se não um gesto de amor. Assim como uma mãe e um pai ensina seus filhos a conversar, a lhe dar com o dia a dia, o catequista é aquele que coloca Jesus no coração da criança e do jovem. Filhos amados, o amor de Deus deve continuar crescendo no coração de vocês. Catequese não é profissão. Catequese não é  um perídio de estágio. Catequese é um compromisso de amor com Jesus e por Jesus. Por isso, escutem bem esta palavra de Deus hoje, esta palavra de Deus na Carta aos Tessalonicenses que nos prepara para ir para o céu. Para chegar ao seu é preciso ter muito amor, para quando chegarem lá pode dizer, Jesus foi isso que eu consegui fazer no tempo em que o Senhor me permitiu, me deu a honra de ser catequista, de falar em Teu nome, de Te colocar no coração das crianças, dos jovens e dos adultos.”

Dom Marcony concluiu reafirmando aos catequistas a sua importância para os planos de Deus para o mundo. “Filhos amados, vocês já são muito amados pelos seus padres, pelos seus catequisandos, são amados pelo seu bispo e são amados pelo Santo Padre, pois os catequistas são os braços direito dos padres em suas comunidades. Não desanimem nunca. A vocação de vocês é um dom de amor verdadeiro de Deus para o mundo.”

Ao final da Celebração dom Marcony agradeceu ao padre João Firmino pela grande dedicação e amor para com sua Missão. E pediu uma grande salva de palmas para o sacerdote que completou 18 anos de ordenação sacerdotal.

Dom Marcony também convidou todas as crianças presentes para cantar a consagração a Nossa Senhora junto dele no altar.

Veja as fotos clicando aqui.

 

Texto e fotos: Kamila Aleixo

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search