Vice-Presidente da Comissão Pontifícia para América Latina apresenta o tema “O Pontificado de Francisco: As surpresas de Deus, a alegria do Evangelho e a esperança dos povos”

 

Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro recebem o professor Guzmán Carriquiry Lecour, em novembro. “O Pontificado de Francisco: As surpresas de Deus, a alegria do Evangelho e a esperança dos povos” é o tema de sua palestra nos dias 3, 8 e 11 de novembro, respectivamente.

O Prof. Dr. Guzmán Carriquiry Lecour, Primeiro Secretário da Pontifícia Comissão para América Latina, nomeado pelo Papa Francisco em maio de 2014, participará de Conferência promovida pela Comunidade Católica Shalom e pela Arquidioceses de Fortaleza, Brasília e São Sebastião do Rio de Janeiro.

Em Brasília, o evento acontece nesta terça-feira, às 19h30 no auditório do Colégio Militar na SGAN 902/904, na W5 Norte.

Carriquiry trabalha há mais de 40 anos na Santa Sé e foi colaborador ativo e próximo de Paulo VI, João Paulo I, São João Paulo II e Bento XVI. Amigo e colaborador próximo do Papa Francisco desde o tempo como Arcebispo de Buenos Aires. Foi nomeado pelo atual Pontífice, Secretário encarregado da Vice-Presidência da CAL, sendo o primeiro leigo a ocupar um cargo desta importância no Vaticano.

Durante visita ao Brasil, o secretário da Pontifícia Comissão para América Latina visitará a Comunidade Católica Shalom, a fim de conhecer mais profundamente suas atividades de Evangelização e Promoção Humana. Para Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, trata-se de uma visita de profundo e mútuo enriquecimento: “há cerca de vinte anos o professor Carriquiry conhece a Comunidade Católica Shalom e nesta segunda vez em que ele nos visita, poderemos aprofundar o grande dom de Deus que é o pontificado do Papa Francisco através de alguém que não somente é próximo do Papa, como também tem acompanhado com olhar atento a história da Igreja nos seus últimos quarenta anos”.

 

Professor Guzmán Carriquiry Lecour

Professor Guzmán Carriquiry Lecour nasceu em Montevideo (Uruguai) no ano de 1944. Completou seus estudos na Universidade da República, em Montevideo, na qual se graduou com o título de Doutor em Direito e Ciências Sociais.

Participou como expert, por duas designações pontifícias, em quatro Assembleias Gerais do Sínodo Mundial de Bispos e participou como perito em três Conferências

Ministrou cursos e seminários em diversas universidades pontifícias e estatais de Roma e em países como Suíça, Chile e Argentina, além de muitos outros centros culturais. A Universidade de Santo Tomás de Aquino (UNSTA) e a pontifícia Universidade Católica Argentina Santa María de Buenos Aires (UCA) lhe conferiram o título de doutor honoris causa e a Universidade Católica do Uruguai, a “Grande Medalha de Honras”.

Comunidade Católica Shalom

A Comunidade Católica Shalom (Associação Internacional de Fiéis), hoje com 34 anos, é formada por missionários católicos que consagraram suas vidas com o vivo propósito de evangelizar e formar filhos de Deus para a Igreja. Desde a sua origem, realiza diversas ações evangelizadoras, de modo especial, com os jovens. Presente em mais de 100 Dioceses no Brasil e em cerca de 25 outros países, a Comunidade Católica Shalom é fundamentada na experiência com Cristo Ressuscitado e procura testemunhar para os homens de hoje o único e mesmo Evangelho, mas com uma nova linguagem, novos meios e novos métodos.
Informações:
Local: Auditório do Colégio Militar de Brasília
Endereço: SGAN 902/904, S/N – Asa Norte / Brasília DF
Telefone: 61 –  99838-2307

Assessoria do evento