Divulgado o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2019

Foi divulgado, no último sábado, 29/9, o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2019: “Somos membros uns dos outros (Ef 4,25). Das comunidades às comunidades”. De acordo com nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, o tema escolhido pelo Papa Francisco sublinha a importância de restituir à comunicação uma perspectiva ampla, baseada na pessoa, e enfatiza o valor da interação entendida sempre como diálogo e oportunidade de encontro com o outro.

A reflexão proposta para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais é sobre o estado atual e sobre a natureza das relações na internet. A ideia é o recomeço a cerca do que é uma comunidade como rede, entre as pessoas em sua totalidade.

Segundo a Santa Sé, algumas tendências prevalentes nas redes sociais colocam homens e mulheres diante de uma pergunta fundamental: ‘Até que ponto podemos falar de comunidade verdadeira diante das lógicas que caracterizam algumas comunidades nas redes sociais?’. “A metáfora da rede como comunidade solidária exige a construção de um nós, baseado na escuta do outro, no diálogo e, consequentemente, no uso responsável da linguagem”, afirmou a nota.

Em sua primeira mensagem para este dia, em 2014, o Santo Padre fez um apelo a fim de que a Internet seja um lugar rico em humanidade, não uma teia de fios, mas de pessoas humanas.

A escolha do tema da Mensagem de 2019 confirma a atenção do Papa Francisco para os novos ambientes de comunicação, em particular, para as redes sociais onde o Pontífice está presente em primeira pessoa com a conta @Pontifex no Twitter e o perfil @Franciscus no Instagram.

 

Por Canção Nova

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search