22/11/2017 10:56

No dia 23 de novembro, próxima quinta-feira, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Dados do Instituto Nacional de Câncer mostram que, em 2017, foram estimados 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes até os 19 anos no Brasil. O câncer infantojuvenil engloba, na verdade, vários tipos de câncer.

As leucemias – câncer da medula óssea e do sangue – representam o maior percentual de incidência (26%) nessa faixa etária, seguida dos linfomas (14%) e tumores do sistema nervoso central (SNC) (13%). Diante dessa realidade, desde 2008 é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, que é a maior causa de mortes por doença na faixa de 1 a 19 anos.

Nossa principal meta é fazer o diagnóstico o mais precoce possível já que não existe um fator de causa direta da doença em crianças. Por isso, não há medidas que possam ser feitas para evitar a evitar a doença como é possível em adultos”, destaca a médica oncologista e hematologista pediátrica do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar, Isis Magalhães.

Segundo a médica, no caso de um diagnóstico positivo, o mais importante é que a criança esteja boas condições clinicas e tenha acesso um centro de referência de câncer infantojuvenil e inicie o tratamento o mais rápido possível.

A Pastoral da Criança incentiva que o bem-estar da criança seja pensado desde o início da gestação. Estudos comprovam que o cuidado que mães e pais dedicam nos primeiros 1000 dias do bebê (270 da gestação + 365 do primeiro ano + 365 do 2º ano) são primordiais para uma vida saudável, mesmo depois de adulto.

“O mesmo zelo dedicado durante os nove meses devem acontecer nos primeiros dois anos de vida para garantir a vida em abundância”, ressalta o coordenador internacional da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann.

Segundo Nelson, esse compromisso começa com um pré-natal bem feito, com uma alimentação saudável e hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios e o não consumo de álcool e cigarro, por exemplo. Até mesmo a escolha por um parto sem intervenções desnecessárias pode influenciar na vida que vem por aí.

As doenças de criança são muito comuns aparecerem diversas vezes, mas se a frequência ao pediatra for constante não há espaço para desespero. O mais importante é fazer o acompanhamento da saúde dos pequenos. No caso da Leucemia, não existem sinais específicos para sua identificação, o que chama a atenção é a persistência de sinais e sintomas comuns a outras doenças, tais como febre, dor abdominal, aumento de gânglios, que não melhoram com o tratamento habitual e que devem ser levados em consideração.

Dados de um estudo sobre o panorama do câncer infantojuvenil divulgado pelo INCA e pelo Ministério da Saúde (MS), em novembro de 2016, apontam que a sobrevida estimada no Brasil por câncer na faixa etária de zero a 19 anos é de 64%, índice calculado com base nas informações de incidência e mortalidade.

O estudo apontou que a sobrevida varia de acordo com a região do País. Os índices são mais elevados nas regiões Sul (75%) e Sudeste (70%) do que no Centro-Oeste (65%), Nordeste (60%) e Norte (50%). Por isso, a importância do diagnóstico precoce.

“Há 30 anos era uma doença fatal. Hoje, no mundo, mostra que as taxas de cura atingiram níveis que chegam a 80%. Com a evolução dos métodos de tratamento, nós temos um melhor índice de cura com menos sequelas”, destaca a médica.

Câncer em criança e adultos

As diferenças entre os cânceres infantis e de adultos consistem principalmente no tipo do tumor, na evolução e localizações primárias. Nas crianças e nos adolescentes, a neoplasia geralmente afeta as células do sistema sanguíneo, o sistema nervoso e os tecidos de sustentação.

Nos adultos, as células epiteliais, que recobrem os órgãos, são as mais atingidas. Enquanto o câncer no adulto apresenta mutações, geralmente em decorrência de fatores ambientais, no câncer pediátrico ainda não há estudos conclusivos sobre a influência desse aspecto.

O tratamento nos pequenos se faz com quimioterapia, radioterapia e em alguns casos com cirurgia e transplante de medula.

Sinais e Sintomas

A Fundação do Câncer, o Instituto Desiderata e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope) produziram um filme em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, 23 de novembro, que fala sobre a importância do diagnóstico precoce em crianças e adolescentes.

A Fundação do Câncer preparou diversos materiais informativos para divulgação da Campanha de combate ao Câncer Infantil. Entre elas, um vídeo que faz um alerta sobre doença de criança que vai e volta é sinal de alerta. E incentiva o diagnóstico precoce. A campanha trabalha o slogan #unidospelacura

 

 

Por CNBB