Dia de São Cosme e São Damião é celebrado nesta quarta-feira pela Igreja católica

A Igreja Católica celebra hoje, 26/09, a memória dos gêmeos santos: São Cosme e Damião, padroeiros dos médicos e farmacêuticos.

Nascidos por volta do ano 260, na cidade de Egéia, na Arábia, os irmãos eram oriundos de família nobre e muito religiosa.

Na juventude, formaram-se em medicina e após a conversão passaram a atender gratuitamente os mais necessitados, curando o corpo e, por meio da oração, da fé e da evangelização, curando muitas almas.

Ao saber da habilidade e da fama dos gêmeos de médicos milagreiros, o Imperador Diocleciano passou a persegui-los. E no ano 300, os irmãos foram presos, acusados de serem inimigos dos deuses e por usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas.

“Nós curamos as doenças, em nome e pelo poder de Jesus Cristo!”, diziam.

Cosme e Damião passaram então a serem torturado por se negarem a prestar culto aos deuses da época, com a seguinte afirmação: “Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!”.

Sem sucesso, Diocleciano mandou matar os gêmeos, em 303.

São Cosme e Damião são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.

Em celebração à data, o único templo na Arquidiocese de Brasília dedicado aos santos: A Capela São Cosme e São Damião, localizada no Guará, realizará Santa Missa nessa quarta-feira, 26/09, às 19h. A comunidade pertence à P. Divino Espírito Santo, em caso de dúvida entre em contato pelo telefone: 61 3381-7131.

São Cosme e São Damião, rogai por nós!

 

Informações:
P. Divino Espírito Santo
Telefone: (61) 3381-7131

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search