01/08/2017 15:47

Nesta quarta-feira, 2 de agosto, a Igreja concede a indulgência plenária da Porciúncula, conhecido como Perdão de Assis. São Francisco de Assis abriu as portas para esta belíssima tradição em 1216, ao passar por uma noite em profunda oração e ter uma visão na igrejinha da Porciúncula, a pouca distância da cidade de Assis (Itália).

Francisco viu Nossa Senhora e Jesus. Eles perguntaram qual favor poderiam fazer ao santo, que, com o coração ancorado no amor por todas as almas da humanidade, respondeu:

“Que todos quantos, arrependidos e devidamente confessados, vierem visitar esta igrejinha, possam receber a completa remissão de seus pecados”.

Jesus, então, respondeu a Francisco:

“É grande o que me pedes; mas o concedo de bom grado, sob a condição de que vás pedir tal indulgência ao meu vigário na terra, o Papa”

E lá foi o pobre de Assis pedir a Honório III, sumo pontífice na época, a aprovação do pedido. O Papa concedeu o que Francisco pediu. Feliz pela generosidade e providência divina, o santo voltou para a sua cidade e anunciou:

“Irmãos, quero levar-vos todos para o Paraíso!”

Indulgência

Desde então, quem visitar no dia 2 de agosto a igreja da Porciúncula, na Basílica de Santa Maria dos Anjos (Itália), ganha a indulgência plenária. Se não é possível ir até onde Francisco teve a visão, há a possibilidade de ganhar esta graça visitando uma catedral, uma matriz paroquial e igrejas franciscanas.

Além de ir ao templo designado, é preciso se confessar, receber a comunhão eucarística e rezar nas intenções do Santo Padre.

As indulgências são concedidas pela realidade do pecado em nós, que tem duas implicações: a culpa e a pena. A culpa pelo pecado é perdoada na confissão. Já a pena – desordem provocada no pecador e nos irmãos – precisa ser reparada. Ela é eliminada pela indulgência, que pode ser plenária ou parcial.

Durante todo o dia 2, o Santuário São Francisco de Assis (915 Norte) vai receber peregrinos para o Perdão de Assis. Haverá confissões das 9h às 22h e missas às 7h, 10h, 12h15, 17h e 19h.