17/10/2017 14:51

Continuam neste mês de outubro e no decorrer do mês de novembro, os minicursos sobre Doutrina Social oferecidos pela Arquidiocese de Brasília, em paróquias sedes do Vicariato Centro, em parceria com a Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília, FATEO e com os Missionários do YOUCAT, que ministrarão a formação.

Doutrinas Sociais são os ensinamentos e orientações da Igreja Católica para os assuntos sociais. Ou seja, refere-se a tudo em que envolve o convívio do homem em sociedade e estão sempre relacionadas a questões morais, éticas e religiosas.

As paróquias sedes são: P. Imaculado Coração de Maria, no Park Way; P. Nossa Senhora do Rosário, no Lago Sul; P.Santa Cruz, na 905 sul, e Santíssimo Sacramento, na 606 sul.

As duas primeiras paróquias citadas acima já receberam o curso de Doutrina social nos meses de agosto e setembro.

Na paróquia Santa Cruz, na 905 sul, o curso teve início no dia 04 de outubro, seguindo pelos dias 11, 18 e 25. Já no Santuário Santíssimo Sacramento, 606 sul, a formação ocorrerá nos dias 1º, 08, 16 e 22 de novembro.

O curso será realizado das 19h30 às 22h, durante 4 quartas-feiras, totalizando 10horas/aulas.

A finalidade deste curso é, justamente, trabalhar a definição e a importância da Doutrina Social da Igreja para a sociedade, como enfatizou a Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro.

“O nosso objetivo é oferecer uma primeira abordagem à Doutrina Social da Igreja, apresentado o contexto histórico em que ela foi formalizada, seus princípios e valores, e mostrando os diversos campos em que ela é aplicada, como a família, o trabalho, a vida econômica, a política, as relações internacionais, o meio-ambiente e a promoção da paz. E como é um minicurso de introdução ao tema da Doutrina Social da Igreja, os temas não serão aprofundados”, disseram.

As paróquias que já receberam e que receberão as formações, segundo a Escola de Formação do Vicariato Centro, foram escolhidas de comum acordo com os Padres dos Setores do Vicariato, considerando a localização e a estrutura existente para ministrar os cursos.

De acordo com a organização, não há pré-requisito para participar do minicurso, mas é desejável que a pessoal tenha maturidade suficiente para participar com proveito da formação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia do início do minicurso, pela página inicial do site da Fateo (www.fateo.edu.br),  clicando aqui.

 

 

Espiritualidade do ciclo do Advento e do Natal

Também em outubro terá início o Curso sobre Espiritualidade do Ciclo do Advento e do Natal. No mesmo molde de curso de Doutrina social, a formação ocorrerá nas paróquias sede do Vicariato Centro.

O mesmo curso dado em uma paróquia será dado nas demais.

A primeira paróquia a receber a formação será a paróquia Imaculado Coração de Maria, no Park Way, nos dias 16, 19, 25 e 26 de outubro.

Na paróquia Santa cruz, 905 sul, a formação acontece nos idas 30/10, 1º, 06 e 08/11.

A paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Lago Sul, recebe o curso nos  dias 13, 16, 20 e 23 de novembro.

Já o Santuário Santíssimo Sacramento o encontro acontece nos dias 29 e 30/11 e 04 e 06/12.

Não perca!

 

 

Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro

A Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro nasceu como uma resposta concreta às necessidades apontadas pelo planejamento arquidiocesano, uma vez que a questão da formação dos fiéis leigos é uma preocupação fortemente indicada no Plano Pastoral da Arquidiocese de Brasília – 2017-2020.

O próprio Papa Francisco, quando esteve no Brasil, em 2013, disse: “Não é suficiente uma vaga prioridade da formação, nem documentos ou encontros. Faz falta a sabedoria prática de levantar estruturas duradouras de preparação em âmbito local, regional, nacional, e que sejam o verdadeiro coração para o Episcopado, sem poupar forças, solicitude e assistência. A situação atual exige uma formação qualificada em todos os níveis” (Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013).

Por isso foi criada a Escola, que quer ser um órgão de integração, que venha a promover a comunicação e o compartilhamento da Vida Cristã, do Apostolado e da Formação, desenvolvendo, integrando e acompanhando iniciativas e espaços de formação, que levem ao aprofundamento no conhecimento do conteúdo e da vivência da fé.

A Escola não tem uma sede física. Ela conta com um Coordenador, que é o Vigário do Vicariato Centro, que atualmente é o Pe. Paulinho, da Paróquia Bom Jesus, e uma equipe de leigos que o auxilia. O Padre Júlio César, que participou do processo de criação dessa iniciativa, foi transferido para o Vicariato Norte no início deste ano, mas tem auxiliado na transição da Coordenação para o Pe. Paulinho.

 

Informações:
Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro: escoladeformacaovc@gmail.com  ou escoladeformacaopermanentevc@gmail.com
Facebook: facebook.com/EscoladeFormacaoPermanente/

FATEO: www.fateo.edu.br

 

Por Gislene Ribeiro