Corpus Christi: Uma das maiores festas e expressão de fé de nossa Igreja acontece no dia 20/06

Pelo quadragésimo primeiro ano, a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo será celebrada pela comunidade católica na Esplanada dos Ministérios.

Este ano, a festividade, que acontece no dia 20 de junho, terá um sabor especial devido às celebrações pelo Ano Jubilar Arquidiocesano, que está sendo comemorado por toda a Igreja local desde o dia 31 de janeiro, em ocasião dos 60 anos de criação e instalação da Arquidiocese de Brasília, a serem completados em 16 de janeiro e 21 de abril de 2020, respectivamente.

As atividades terão início, por volta das 06h da manhã, com a confecção do tradicional tapete de Corpus Christi, no meio do canteiro central, por onde passará a Procissão do Santíssimo Sacramento, que precede a Solenidade de Corpus Christi, marcada para as 17h. Jovens pertencentes a movimentos e pastorais de diversas partes do Distrito Federal participarão da construção do tapete.

Feito de serragem, areia lavada e saibrosa, sal, palha de arroz, borra de café e bisnagas de tinta líquida, o tapete é composto por quadros, chegando a medir de 130 a 150 metros.

O tema principal dos desenhos é a Sagrada Eucaristia. Por essa razão, a maioria dos quadros são representações de hóstias, cálices, ostensórios, âmbula e patena, além de temas especiais e comemorativos, como Campanha da Fraternidade. Mas o grande diferencial deste ano serão os quadros em homenagem aos 60 anos de criação e instalação de Nossa Arquidiocese.

A Festividade do Corpo e Sangue de Cristo deste ano contará ainda com a 4ª edição da Corrida de Corpus Christi, que também ocorrerá na Esplanada dos Ministérios, nas duas primeiras faixas, contornando o quadrilátero do gramado central, na altura da Cúria Metropolitana, com largada às 07h.

Na parte da tarde, as atividades serão retomadas às 14h, com o atendimento de confissões. Já as 16h45, tem início a procissão do Santíssimo Sacramento, saindo da Catedral Metropolitana, rumo ao Santo Altar, onde o arcebispo metropolitano, dom Sergio da Rocha, presidirá a Solenidade. Concelebrarão a Santa Missa, os bispos auxiliares e todo o clero de Brasília.

Após a Celebração Eucarística, por volta das 18h30, haverá a solene procissão do Santíssimo Sacramento, em torno do quadrilátero gramado, em frente à Catedral. Ao longo do cortejo serão concedidas bênçãos para os doentes, governantes e as famílias.

Não percam!

 

Corrida de Corpus Christi

Estão abertas as inscrições para a Corrida Corpus Christi 2019, que ocorrerá no dia 20 de junho, em ocasião da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, uma das maiores festa e expressão de fé de nossa Igreja em Brasília.

A competição, que já está na quarta edição, ocorrerá na Esplanada dos Ministérios, a partir das 07h.

Os competidores poderão optar pelas seguintes modalidades no ato da inscrição:

– Caminhada: 2,5 km
– Corrida: 5 km e 10 km
– Patins Inline: 2,5km, 10km e 21km (Meia Maratona)

O ponto de largada para todas as categorias, assim como o de chegada, será no canteiro central, em frente à Catedral Metropolitana.

O percurso deverá ser concluído em 1 hora e 45 minutos.

Ao longo do trajeto haverá distribuição de água e, ao final, os participantes receberão frutas.

Quanto à premiação, informamos que todo atleta  que completar a corrida dentro do tempo máximo previsto receberá uma medalha de participação. Já os três primeiros colocados gerais, feminino e masculino, de corrida e patins receberão troféus.

De acordo com a organização, a finalidade da Corrida de Corpus Christi é atrair a população para participar das festividades do Corpo e Sangue de Cristo pela manhã, além de prestigiar e participar da confecção do tapete de Corpus Christi.

Os interessados devem se inscrever até o dia 16 de junho pelo site da organização: www.corridadecorpuschristi.com  e optar por uma modalidade.  O primeiro lote custa R$70,00 e será vendido até o dia 27 de maio. A partir do dia 28 de maio, as inscrições do segundo lote custarão R$80,00.

Atletas acima de 60 anos e pessoas com deficiência terão desconto de 50%.

Vale ressaltar que os inscritos terão direito a um kit, composto por uma camiseta; número de peito – de uso obrigatório e intransferível -; uma sacolinha de costa , e viseira para corredores ou bandana para os participantes da corrida de patins.

Os kits deverão serão entregues nos dias 18 e 19 de junho, das 10h às 20h, em local a ser definido pela organização.

Não perca tempo! As vagas são limitadas!

 

 

Informações:

Festa de Corpus Christi
Setor de Comunicação:
Telefone: 3213 3336 / 99870 0413 – Das 08h às 12h
Email: Site@arquidiocesedebrasilia.org.br

Corrida de Copus Christi
Site: http://www.corridadecorpuschristi.com
Email: ajr@ajresportes.com.br
Inscrições: http://www.corridadecorpuschristi.com/index.php/inscricoes/

 

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search