Conselho Episcopal Pastoral da CNBB realiza primeira reunião do Quadriênio 2019-2023

O Conselho Episcopal Pastoral (Consep) está reunido em Brasília (DF), no primeiro encontro da nova gestão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasília (CNBB). O Conselho é composto pela presidência da Conferência e pelos 12 presidentes das comissões episcopais.

A jornada teve início com a celebração das Laudes, os bispos realizaram uma sessão especial de trabalhos na qual foram apresentadas as primeiras impressões e as informações recebidas da presidência anterior. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, novo presidente, fez uma ampla partilha dos contatos realizados na semana passada durante o período em que esteve em Brasília. Dom Jaime Spengler e dom Mário Antônio da Silva, os dois vice-presidentes também acrescentaram elementos no relato do presidente porque também eles participaram dos contatos da semana passada. Dom Joel Portela, novo secretário-geral da Conferência, também fez um depoimento destacando mais o contato que fez com todos os colaboradores e assessorias.

Comissões Pastorais

Com ausência devidamente justificada, só não está presente na reunião do Consep o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Nelson Francelino Ferreira. Todos os outros onze presidentes se pronunciaram na sessão da manhã desta terça-feira, 28 de maio.

Dom Pedro Carlos Cipollini, presidente da Comissão para a Doutrina da Fé, saudou os novos componentes do Conselho e desejou uma convivência de melhor compreensão sobre o significado da Doutrina da Fé. Dom José Valdeci Santos lembrou os grandes desafios da Comissão para a Ação Transformadora e ressaltou a importância do trabalho em colaboração com os leigos. Dom João Justino, da Comissão para a Cultura e Educação, advertiu que nesse reinício de trabalhos seria conveniente uma melhor compreensão do trabalho dos bispos e dos assessores no Consep.

O presidente da Comissão da Ação Missionária, dom Odelir José Magri, lembrou a importância do trabalho da Comissão que coordena. Dom Joaquim Mol, presidente da Comissão para a Comunicação, lembrou da experiência vivida no Consep quando coordenou os trabalho na área da Cultura e Educação e disse que é preciso considerar a complexidade da Comunicação retirando-a da ideia de mera ferramenta para promovê-la como indispensável elemento estratégico institucional.

Dom Edmar Peron, presidente da Comissão para a Liturgia, falou do quanto é desafiador suceder dom Armando Bucciol por se tratar de um homem de enorme grandeza humana e intelectual, mas se apresentou disposto a enfrentar os desafios desta área da evangelização. O presidente da Comissão para o Laicato, dom Giovani Pereira de Melo, também reforçou a sensação de apreensão diante dos desafios, mas também a confiança de que com a colaboração de todos, o trabalho seguirá com sucesso.

O presidente da Comissão para animação Bíblico-Catequética, dom Antônio Peruzzo, reeleito e já mais acostumado com o trabalho do Consep fez homenagem à presidência anterior que enfrentou situações difíceis. Dom João Francisco Salm, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada falou da sua alegria em servir a CNBB. Dom Manoel João Francisco, presidente da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, reforçou a importância da busca do diálogo e da unidade. E, por fim, falou dom Ricardo Hoepers, presidente da Comissão para a Vida e Família que além de dizer coisas importantes sobre o seu trabalho, afirmou que se sente feliz em representar uma periferia geográfica e social do Brasil, uma vez que vem lá do extremo do país, onde está a Diocese de Rio Grande.

 

Por CNBB

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search