Conheça a história da Mãezinha Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília

A história de devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida iniciou em 1717, quando a imagem da santa foi encontrada por três pescadores no Rio Paraíba, próximo a cidade de Guaratinguetá, em São Paulo.

Conta-se que naquele ano, o povo passava por dificuldades econômicas e para completar, a escassez de peixe na região era muito grande.

Mesmo sabendo da insuficiência de peixes, três homens saíram para pescar. Ao lançarem as redes no rio pela primeira vez, os pescadores encontraram o corpo da santa, e ao lançarem novamente, encontraram a cabeça.

Após os pescadores resgatarem a imagem de Nossa Senhora da Conceição da água e a colocarem no barco, surpreendentemente uma quantidade enorme de peixe foi pescada. Este é então o primeiro milagre atribuído a nossa Senhora Aparecida.

A imagem foi então levada para a casa de Felipe Pedroso, um dos pescadores, que tratou de colar a cabeça da santa ao corpo e a colocar para veneração.

A fama de milagreira da santa logo se expandiu e, de início, a imagem recebia centenas de visitas por dia.

Passados 15 anos, admiravelmente, o número de visita à estátua não parava de crescer, pelo contrário, aumentava cada vez mais.

O padre da cidade de Guaratinguetá resolveu então criar uma capela para a Santa, ali próximo a casa de Felipe Pedroso. Lá haveria um espaço maior e mais conforto para os peregrinos realizarem as novenas, orações e promessas.

Ainda devido ao grande número de visitação, notou-se a necessidade de um espaço maior que o já existente, e três anos depois, a capela foi transferida para o Morro do Coqueiro. Dez anos depois, o morro passou a ser chamado de Aparecida. Local onde existe atualmente o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

O Santuário é hoje a segunda maior igreja do mundo em área construída, com 142.865m², chegando a receber anualmente quase 12 milhões de visitantes.

Somente em 1930, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada pelo Papa Pio XI como Padroeira do Brasil. Neste mesmo ano, o nosso país foi solenemente consagrado a Nossa Senhora Aparecida pelo Cardeal D. Sebastião Leme.

Além de padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida é também padroeira das grávidas e recém-nascidos, rios e mares, do ouro, do mel e da beleza.

 

Leia mais:

– 12/10: Igreja de Brasília se reúne na Esplanada para Celebrar o Dia de Nossa Senhora Aparecida 

– Padroeira do Brasil e de Brasília: Paróquias preparam festejos em celebração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida 


Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search