Confira como foi o Congresso Nacional de Formação para Catequistas em Aparecida

A primeira edição do Congresso Catequistas Brasil aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro no Santuário Nacional, em Aparecida –SP. O evento reuniu cerca de 2 mil catequistas de todas as regiões do Brasil no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.

O congresso contou com evangelizadores de referência na formação da catequese no Brasil. A presença de Assessores da CNBB para a Pastoral Bíblico-catequética foi de extrema importância. Padre Paulo Gil, coordenador da Animação Bíblico-catequética da Regional Sul I da CNBB e padre Antonio Marcos Depizzoli, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a animação Bíblico-catequética estiveram presentes na manhã do sábado e palestraram sobre a importância da catequese em família.

Nomes da música católica como, Padre Zezinho SCJ, Frei Gilson, Dunga, Ziza Fernandes, Augusto César, Padre Joãozinho SCJ, Eros Biondini, Fred Pacheco, Diego Fernandes, Karen Keldani e Léo Rabelo estiveram presentes e animaram o encontro, com muita música, espiritualidade e testemunhos.

Foram mais de 40 palestras e 27 oficinas que garantiram a formação dos congressistas. Bispos, Padre e leigos contribuíram com o conteúdo e proporcionaram muito conhecimento. As maiores editoras católicas do Brasil contribuíram com o Evento apresentando seus principais autores especialistas em Catequese, e também marcaram presença com seus estandes de livros. Além delas, congregações e instituições completaram as Arenas Catequéticas.

Catequistas Brasil é uma realização da Revista Paróquias com promotoria da Promocat Marketing Integrado, agência de Comunicação Católica. O objetivo geral do evento é capacitar o catequista com o propósito e a missão de contribuir para que ele se dedique à pastoral de forma missionária e evangelizadora. Catequistas Brasil proporcionou um encontro onde o catequista motivou-se a viver na comunidade com alegria e entusiasmo.

Convidados especiais estiveram presentes durante o Catequistas Brasil. Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba e Presidente da Comissão Bíblico-catequética da CNBB, além de Dom Hugo Cavalcante, OSB e Frei Carlos Masters, OC enriqueceram o evento com suas mensagens de motivação. O encerramento do congresso contou com a Missa de Envio presidida por Dom Peruzzo que abençoou a cruz do catequista e agradeceu, em nome do Episcopado brasileiro, os esforços de todos os envolvidos na organização deste grandioso Evento.

Com base na experiência adquirida nessa primeira edição e a partir das sugestões propostas pelos congressistas durante o encontro, uma nova edição está sendo pensada para o próximo ano. Espera-se o apoio de toda a comunidade paroquial para que seja um período de formação que venha atender as necessidades dos quase 1 milhão de catequistas do Brasil, para que levem o evangelho de forma eficaz, transmitindo a Palavra de Deus com alegria, com motivação e com amor. Após apresentar os resultados do Evento para a Comissão Bíblico-catequética, os organizadores divulgarão a próxima data, prevista para fevereiro de 2020.

“Temos de ser servidores da comunhão e da cultura do encontro. Quero vocês quase obsessivos neste aspecto! E fazê-lo sem serem presunçosos, impondo as “nossas verdades”, mas guiados pela certeza humilde e feliz de quem foi encontrado, alcançado e transformado pela Verdade que é Cristo, e não pode deixar de anunciá-la” – Papa Francisco

Confira aos vídeos do Catequistas Brasil pelo Facebook: facebook.com/catequistasbrasil

 

 

 

Por Catequistas Brasil

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search