Brasília é palco de muitos sonhos. E sonhos realizados. Na semana em que a cidade celebra seu aniversário, a Comunidade Católica Shalom celebra nesta semana 20 anos de sua presença na Arquidiocese de Brasília. No dia 22 de abril de 2001, seis missionários da Comunidade de Vida, de tau no peito e corações entusiasmados de amor pela evangelização, pisaram nesta terra incumbidos da missão de difundir o Shalom do Pai no Distrito Federal. Nestes 20 anos, o Shalom Brasília cresceu, recebeu missionários de tantos cantos do Brasil, enviou outros em missão, viu crescer famílias, sediou eventos nacionais, e em tudo contemplou a misericórdia e a providência de Deus.

Para celebrar momentos tão felizes e resgatar um pouco da história destes dias tão felizes, os músicos da Comunidade Shalom em Brasília lançaram nesta semana o álbum litúrgico “Kyrios“. A palavra tem origem na cultura grega; com ela, os próprios gregos antigos, convertidos ao cristianismo, se referiam a ‘Deus’ ou ‘Senhor’. Em Brasília, o termo ganha uma característica especial, já que é nesta cidade que se encontra o coração do poder, de onde vêm as principais decisões nacionais. A obra marca os 20 anos de evangelização na capital do Distrito Federal e traz belas canções litúrgicas. A missionária da Comunidade de Vida Keciane Lima ficou responsável pela direção do projeto. Entre as etapas para a concepção do álbum, estiveram o retiro de composição e a gravação em estúdio.

 

Keciane explica que sua experiência na produção musical, vivenciada na Diaconia Shalom, foi uma grande providência de Deus para que ela pudesse contribuir na realização do álbum. Ela conta ainda que esse projeto já era um sonho da missão. Inclusive, já havia lindas canções compostas, mas que nunca tinham sido gravadas. Com o jubileu de 20 anos do Shalom em Brasília, surgiu a oportunidade de dar vida a esse projeto. Contudo, veio a pandemia e o cronograma precisou ser alterado. O retiro de composição foi realizado no final de 2020. As vozes foram gravadas no início deste ano. Os arranjos das 11 músicas escolhidas para o álbum foram feitos pelos integrantes do ministério de música de Brasília. Segundo a consagrada, o desafio da distância foi vencido pela providência de Deus.

Link para as plataformas musicais

A consagrada comenta ainda que o álbum é uma prova de que é possível evangelizar mesmo em meio às limitações do tempo presente. Já o nome Kyrios, o mesmo da capela do Centro de Evangelização expressa o mistério da missão na cidade. A antiga capela tinha apenas 30 m². Com a reforma, foi ampliada para 130 m² – um aumento de quase 5 vezes – com capacidade para abrigar 120 pessoas sentadas. As portas frontais terão abertura total, permitindo que o espaço se estenda para o restante do Centro de Evangelização, unificando os ambientes. A primeira celebração foi uma Adoração ao Santíssimo Sacramento, com transmissão ao vivo, visto que o momento de pandemia não permite a participação efetiva de muitas pessoas.

Roneide Santos, responsável local e missionária da Comunidade de Vida, comenta que Deus pedia que as tendas fossem alargadas. “Fomos ouvindo a voz de Deus e dando passos na fé, e foi tornando-se um lugar belíssimo, para adorar Jesus como Ele merece”, comenta.
Em vídeo, o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, também expressou sua alegria por este momento. Segundo ele, “há muito o que agradecer, pela obra de Deus e por cada um dos irmãos”. Ele também agradece aos arcebispos que passaram por Brasília neste tempo: “Agradecemos a Igreja, na pessoa daquele que nos chamou, Dom Falcão, depois dom João Aviz, Dom Sergio e atualmente Dom Paulo, o nosso muito obrigado, pois como Igreja, vamos testemunhando a força da ressurreição de Cristo”.

Link para o vídeo do fundador, Moysés Azevedo.
Ainda na programação de aniversário, nesta sexta (23) às 19h30 haverá a Santa Missa em ação de graças pela presença do carisma Shalom na Arquidiocese de Brasília e na segunda-feira (26) também às 19h30 um momento de confraternização virtual, relembrando momentos importantes destes 20 anos de evangelização. Toda a programação pode ser acompanhada pelo canal da Comunidade no Youtube pelo endereço youtube.com/comshalombrasilia.

Caio Lima.