A Comunidade Salesiana está em festa com a chegada de um presente de valor inestimável, dado pelo Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Pe. Ângel Fernández Artime.

Trata-se de urna construída em alumínio, bronze e cristal, contendo a estátua de Dom Bosco em tamanho real e um pedaço de osso do rádio do braço direito, com o qual Dom Bosco abençoava a todos os que dele se aproximavam.

A urna que ficará no Brasil é uma réplica da que se encontra em Turim, na Itália,  contendo os restos mortais do Santo.

A relíquia passará por paróquias da arquidiocese e por uma instituição de ensino, onde ficarão de 7 a 15 dias em cada local, são elas:

– Paróquia São João Bosco – Núcleo Bandeirante – 15 a 23/07

– CESAM/DF –  Centro Salesiano do Menor – Ceilândia – 24 a 30/07

– Paróquia São João Evangelista -Samambaia – 30/07  a 07/08

– Paróquia N. Senhora Auxiliadora – Gama – 07 a 13/08

– Catedral de Brasília – Esplanada dos Ministérios – 13 a 27/08

Mas é no Santuário dom Bosco, localizado na Asa Sul, onde a relíquia ficará permanentemente. No subsolo da paróquia, abaixo do altar, foi construída uma cripta que acolhera os itens sagrados, que ficarão expostos o dia todo. E haverá também uma sala de projeção sobre a vida de Dom Bosco. Abaixo segue o projeto da Cripta.

Projeto da Cripta enviado pelos Salesianos
A previsão é que a relíquia chegue ao Santuário Dom Bosco no último domingo do mês de agosto, dia 27, por volta das 10h.

Neste dia, estão sendo programadas várias atividades festivas no Santuário. As comemorações iniciam às 08h30, com a caminhada saindo da Catedral rumo ao Santuário. Ao chegar ao templo, por volta de 10h, o cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, presidirá santa Missa. E em seguida haverá a cerimônia de inauguração e benção a Cripta e a entronização da Urna Relíquia de São João Bosco.

Para os salesianos, este é um momento especial, de grandes realizações e bênçãos para toda a Igreja de Brasília; e a expectativa maior é atrair a juventude local, como enfatizaram abaixo.

“O Santuário Dom Bosco é uma das mais conhecidas  Igrejas do Brasil foi construído em homenagem ao copadroeiro de Brasília, São João Bosco.  Dom Bosco além de ser copadroeiro de Brasília é considerado pela Igreja pai e mestre dos adolescentes e jovens. A expectativa é que além de ser um novo local de peregrinação para a comunidade haja o despertar na devoção a São João Bosco como protetor da juventude”, informaram..

A urna com a relíquia insigne e a estátua de Dom Bosco iniciou, em 2009, a peregrinação ao mundo todo, passando por cada um dos cinco continentes com presença Salesiana, em celebração aos 150 anos de fundação da Congregação Salesiana e em preparação ao Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco. No Brasil, as relíquias passaram pelas cinco regiões entre 2009 e 2010.

Somente ao final das visitações, em agosto de 2015, quando preparávamos, no Brasil, as comemorações para o Bicentenário do nascimento de Dom Bosco, foi divulgada a informação que a Capital Federal teria a honra de ficar com a Relíquia insigne de Dom Bosco.

Desde então, iniciou-se o processo de oficialização do processo de permanência da relíquia em território brasileiro.

A razão do Santuário de Brasília ser o escolhido para ser presenteado com a urna relíquia, segundo os Salesianos, foi a forte ligação existente entre a Capital Federal e São João Bosco, que, a partir de um sonho tido por ele, no mesmo ano em que chegaram os primeiros salesianos ao Brasil em 1883, profetizou a fundação de Brasília.

Mensalmente, o Santuário recebe a visita de 2 mil pessoas, após a permanência da relíquia, o templo calcula que 4 mil pessoas passem pelo local mensalmente para conhecer o Santuário e venerar a relíquia do Padroeiro.

Venha participar das comemorações da chegada da Relíquia de Dom Bosco!

Não perca!

Veja as programações logo abaixo!

 

Programação Geral da Vista da Urna-Relíquia de Dom Bosco:

– 15 a 24/07 – Paróquia São João Bosco – Núcleo Bandeirante

– 24 a 30/07 – CESAM/DF –  Centro Salesiano do Menor- Ceilândia

– 30/07  a 07/08 – Paróquia São João Evangelista – Samambaia

– 07 a 13/08 – Paróquia N. Senhora Auxiliadora – Gama

– 13 a 27/08 – Catedral de Brasília – Esplanada dos Ministérios

– 27/08 –  Chegada no Santuário Dom Bosco na Asa Sul por volta das 09h

 

Programação específica na Paróquia São João Bosco – Núcleo Bandeirante: 15 a 23/07

A Paróquia São João Bosco, no Núcleo Bandeirante, recebeu neste último sábado, 15/07, em ocasião da celebração dos 60 anos de fundação, a urna com os restos mortais de Dom Bosco, que ficará na Paróquia até o dia 23/07, para veneração.

A visita da relíquia de dom Bosco passará por outras paróquias dedicadas a este santo até chegar ao Santuário Dom Bosco, localizada na W3-Sul, onde ficará permanentemente.

A paróquia está localizada na 3ª Avenida da Praça. Pe. Roque – Md. 3  –  Núcleo Bandeirante. Telefone para informações: (61) 3552-0876

 

Programação específica no Cesam – Ceilândia: 24 a 30/07

 

 

 

 

O Centro Salesiano do Menor – Cesam – está localizado na QNN 31 – Lote I/J, Ceilândia..
Telefone: (61) 3379 9200.

Programação específica na Paróquia São João Evangelista – Samambaia: 30/07 a 07/08

 

A paróquia São João Evangelista de Samambaia fica na QS 405 Cj. G Lotes1a 4    CEP: 72370-058    Cidade: Samambaia
Telefone: (61) 3359-1618 ou E-mail: psje.samambaia@gmail.com

 

 

 

 

 

Programação específica no Santuário Dom Bosco: 27/08

08h30 – Caminhada Jovem: Saída da Catedral de Brasília coma Urna Relíquia até o Santuário Dom Bosco

10h – Missa Solene no Santuário Dom Bosco, presidida pelo Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB

11h45 – Solene bênção a Cripta e entronização da Urna Relíquia de São João Bosco

O Santuário Dom Bosco está localizado no seguinte endereço: SEPS 702 – Bloco B – Asa Sul.
Telefone: 3323-6542

 

 

 

 

Biografia de Dom Bosco

João Belchior Bosco nasceu em 15 de agosto de 1815, na Itália. Foi ordenado sacerdote em 1841, aos 26 anos.

Foi um homem de muita fé, oração e dedicação aos jovens, principalmente aos pobres e abandonados. Por esta razão passou a ser proclamado “Pai e Mestre da Juventude”.

Conta-se que o religioso, desde muito pequeno, teve diversas revelações, a partir de sonhos proféticos, que se realizariam dias, semanas, anos e até um século depois. Entre as revelações estavam a morte de personalidade, conhecidos, colegas e até a localização da construção da nova capital do Brasil, Brasília.

Segundo Dom Bosco, havia um pedaço de terra – entre os paralelos 15º e 20º – próximo a um lago, mais precisamente uma depressão, que seria a terra prometida, que jorraria leite e mel.

Inexplicavelmente, neste mesmo lugar surgiu Brasília. Por essa razão, Dom Bosco acabou sendo coroado como Padroeiro da Capital Federal. E para homenagear o Santo, no exato ponto onde passa o paralelo de 15º foi construída a Ermida Dom Bosco.

Dom Bosco faleceu em 31 de janeiro de 1888, aos 72 anos, na cidade de Turim, na Itália. E em 1934 foi canonizado pelo Papa Pio XI.

 

 

Oração a São João Bosco para alcançar uma graça

Necessitando de especial auxílio, com grande confiança recorro a vós, ó São João Bosco. Preciso não só de graças espirituais, mas também de graças temporais, e principalmente (pequena pausa para pedir a graça que se deseja). Vós, que tivestes tanta devoção a Jesus Sacramentado e a Maria Auxiliadora, e que tanto vos compadecestes das desventuras humanas, alcançai-me de Jesus e de sua celeste Mãe a graça que vos peço, e mais: resignação inteira à vontade de Deus.

 

Oração a São João Bosco pelos jovens

Ó São João Bosco, que de forma incansável doastes toda sua vida ao bem e a salvação da juventude, merecendo ser chamado pela Igreja de “pai e mestre dos adolescentes”.
Cientes de serem os adolescentes e jovens a porção mais delicada da sociedade; reconhecendo as particulares necessidades que os envolvem nesta importante etapa de desenvolvimento na vida; desejosos de que alcancem um sadio e completo amadurecimento que os fortaleça na fé e lhes assegure uma inserção positiva e cidadã na sociedade; recorremos à vossa especial intercessão, ó Dom Bosco, para que alcance de Deus nosso Pai as graças de que tanto necessitam. Vos pedimos, ó Dom Bosco, pelos adolescentes e jovens das nossas famílias, por todos aqueles que vivem em situação de maior pobreza ou exposição aos vícios, por aqueles que ingressam no mundo do trabalho, pelos que, desassistidos ou desorientados, entraram no caminho infracional e estão privados de sua liberdade; enfim, por todos aqueles que tanto amastes e aos quais dedicastes a sua vida até o seu último respiro.
Que a proteção da Virgem Auxiliadora, que recebestes como Mãe e Mestra, e a vossa intercessão, ó querido Dom Bosco, amparem e assistam à juventude e a todos nós que acorremos a vós com especial devoção.

Rezar: Ave-Maria, Pai Nosso e Glória ao Pai.

 

 

Informações:
Local: Santuário Dom Bosco
Endereço: SEPS 702 – Bloco B – Asa Sul
Telefone: 3323-6542

 

Por Gislene Ribeiro