Como os cristãos vivem o Natal no Afeganistão

“Vivendo imersos em um ambiente como o do Afeganistão, se sente a necessidade, às vezes, de estar juntos, rezar, compartilhar pensamentos, alimentar relações fraternas: o período de festas exacerba essa necessidade e favorece a sua concretização. É por isso que, nos dias que se seguem ao Natal,  os religiosos deste país se encontram, não somente para rezar juntos, mas também para passar algumas horas de paz e de partilha”. É o que revela à Agência Fides padre Giovanni Scalese, religioso Barnabita titular da Missio sui iuris do Afeganistão.

A única paróquia do país

A presença de religiosos cristãos em território afegão está ligada exclusivamente às realidades caritativa ou militar. Trata-se, de fato, de missionários comprometidos em iniciativas humanitárias em que é proibido desenvolver atividades de evangelização, ou de capelães militares, “sempre insuficientes em relação  às necessidades”, diz o Barnabita.

A única paróquia católica no Afeganistão está localizada dentro da embaixada italiana em Cabul e é frequentada por cerca de cem pessoas, quase que exclusivamente membros da comunidade diplomática internacional.

A simplicidade da oração

“Como essa pequena comunidade se prepara para o Natal? Na simplicidade. Começamos a nossa preparação já no final de novembro, com a celebração da novena na Imaculada, em 2 de dezembro. Abençoamos a coroa do Advento e acendemos sua primeira vela, para dar início ao tempo especial de preparação para a vinda de Cristo. No domingo, 16 de dezembro, acendemos a árvore de Natal em frente à igreja e iniciamos a tradicional novena, aguardando o nascimento de Jesus “, relata padre Scalese.

As celebrações programadas

O desenvolvimento das  liturgias católicas é afetado pelas fortes tensões de um país em guerra há 40 anos. De fato, o Barnabita explica que “no dia 24 de dezembro será anunciada a Natividade com o canto da Kalenda e, durante a Missa da Véspera, será abençoado o Presépio.  Mas tudo isso acontecerá no final da tarde, pois não é possível, por razões de segurança, celebrar à noite”.

Missa na base da OTAN

No dia de Natal, a Santa Missa e Bênção Apostólica serão celebradas na base da OTAN e na Igreja da Missão: “Provavelmente haverá uma participação de fiéis mais numerosos do que o normal: as festividades, de fato, representam uma oportunidade de oração também para aqueles que dificilmente participam da vida da igreja durante o resto do ano”, conclui o Barnabita.

No Afeganistão, a Constituição de 2004 define o país uma “República Islâmica”, enquanto o Artigo 2 da Carta garante aos não-muçulmanos o direito de exercer livremente a sua religião, nos limites legais existentes.

As obras de caridade da Igreja

Até 2016, viviam na capital afegã as Pequenas Irmãs de Charles de Foucauld. Em obras sociais e educativas iniciadas no país estão comprometidos também os jesuítas indianos do Serviço Jesuíta para os Refugiados e outras organizações de inspiração cristã.

 

Por Agência Fides

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search