As paróquias da Arquidiocese de Brasília iniciam nesta semana às comemorações pelo Dia de Santo Antônio, celebrado no dia 13 de junho.

Popularmente conhecido como “Santo casamenteiro”, Santo Antônio é um dos santos mais conhecidos e queridos pelo brasileiro.

Para quem deseja homenagear o Santo, preste atenção nas datas!

Na Asa Sul, a paróquia realiza Trezena de Santo Antônio, de 31/05 a 12/06, às 19h, e aos domingo às 20h. A festa social acontece de 09 a 13/06. Para participar do Festejo é preciso adquirir os ingressos na secretaria paroquial no valor de R$8,00. Crianças menores de 10 não pagam e idosos acima de 60 também não. No Dia de Santo Antônio serão celebradas Missas às 06h, 07h15, 08h30, 10h, 12h, 15h, 17h, 18h30 e às 20h.

Em Ceilândia Sul, a Trezena de Santo Antônio acontece de 01 a 13/06, a partir das 19h, com a Santa Missa. A quermesse será realizada de 09 a 11 /06. Nesses três dias o evento contará com a animação de: Lucas Lins, Forro pra dois e Rafael Silva.

Ainda em Ceilândia, na Capela Santo Antônio, no Setor “P” Norte, a Novena do padroeiro será realizada de 04 a 12/06. Precedido de Missa, o novenário será realizado às 19h, com exceção dos domingos, quando serão realizados às 08h.  Aqui na capela, a festa social acontece nos dias 17 e 18/06, a partir das 18h.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do bairro Contagem, em Sobradinho, também homenageará o Santo Casamenteiro. Lá, a comemoração inicia no dia 08/06, às 19h30, com a Santa Missa com a benção dos pães e das famílias. No dia seguinte, 09/06, logo após a Missa das 19h30, haverá o funcionamento das barraquinhas de comidas típicas. No sábado, dia 10/06, a Missa será celebradas às 19h, e em seguida haverá barraquinhas de comidas típicas e o batismo na fogueira de Santo Antônio. E no domingo, 11/06, a programação será a mesma do dia anterior.

Não perca!
A vida de Santo Antônio, o Santo Casamenteiro

Fernando Martins de Bulhões, o Santo Antônio, nasceu em 1191, em Lisboa, Portugal.

Filho único dos nobres Martinho de Bulhões e Teresa Taveira, desde pequeno Santo Antônio demonstrava a religiosidade, o amor aos pobres e a habilidade em pregar.

Fez os primeiros estudos na Igreja de Santa Maria Maior, hoje Sé de Lisboa, sob a direção dos cónegos da Ordem dos Regrantes de Santo Agostinho.  Poucos anos depois pediu permissão para ser transferido para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, a fim de aperfeiçoar sua formação e evitar distrações profanas.

Formou-se em direito, teologia e filosofia. Possuía um conhecimento detalhado da Bíblia e de grandes pensadores, por isso era considerado doutor da Igreja.

Em 1220 conheceu a Ordem Franciscana, recebendo, tempos depois, o hábito e o nome Antônio. Foi ordenado sacerdote em 1221.

Foi em Coimbra que Santo Antônio teve acesso aos corpos dos cinco primeiros mártires franciscanos de Marrocos.  Ao ver os cadáveres, Antônio iniciou a própria missão em busca do martírio e dedicando a vida, totalmente, à Igreja.

Decidiu viajar para Marrocos, onde seguiria sua missão, mas adoeceu e precisou voltar à Coimbra. Doente, Santo Antônio faleceu em 1231, aos 36 anos, na Itália.

O processo de canonização foi iniciado poucos dias após a sua morte, sendo reconhecido em 1232, menos de 1 ano de falecimento. Em 1946, o, então, Papa Pio XII proclamou o santo como Doutor Evangélico.

Para concluir, vamos esclarecer duas curiosidades relacionadas ao santo, que ficou popularmente conhecido com Santo Antônio de Lisboa, Santo Antônio de Pádua, Santo dos Pobres ou, simplesmente, como o Santo Casamenteiro.

A primeira é a popularidade do pão de Santo Antônio, que está ligada ao costume do santo de distribuir alimento e pães aos pobres que passavam fome. A outra se refere à fama de casamenteiro de Santo Antônio. Conta a lenda que certo dia ele ajudou uma pobre moça a se casar. Ela não tinha dinheiro para apresentar como dote, a fim de que pudesse se casar. Então, Santo Antonio disse-lhe que tivesse fé e logo surgiram, milagrosamente, moedas de ouro e a moça realizou o seu sonho.

 

Informações:

Local: Santo Antônio
Endereço: QNM 29 Mód K – Sul / Ceilândia
Telefone: (61) 3373-3218
E-mail: psantoantonio.ceilandia@gmail.com
Site: http://www.santoantoniodf.org/paroquia/

Local: Santo Antônio – Asa Sul
Endereço: SGAS 911 – Mód. B / Asa Sul
Telefone: (61) 3345-3246
E-mail: secretariapsa@yahoo.com.br / paroquiasto@gmail.com
Site: www.paroquiasantoantonio-df.com.br

Local:Capela Santo Antônio
Endereço: condomínio Vencedor  Quadra 01 Conjunto F Lote 01 – abaixo da Vila Olímpica do “P “ Norte.

Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Endereço:  ROD-DF 150 KM 5 – S/N  Residencial Morada LT 33/37 Setor Hab. Contagem / Sobradinho II
Telefone: 3972-5667
Por Gislene Ribeiro