Na manhã desta sexta-feira (08/04), nas vésperas do início da Semana Santa, o Clero da Arquidiocese de Brasília se reuniu no Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, para a Celebração Penitencial presidida pelo Arcebispo da Capital Federal, Dom Paulo Cezar Costa.

 

 

Novidade do governo de Dom Paulo à frente da Igreja em Brasília, a Celebração Penitencial com o Clero é um momento de graça, reflexão e confissão em vistas de viver bem a Semana Santa. Durante toda a Quaresma, nos 15 setores territoriais da Arquidiocese, aconteceram os mutirões de confissão onde os fiéis do DF puderam reconciliar-se com o Senhor através do Sacramento. Pensando na necessidade de propiciar um momento de oração e penitência também para os sacerdotes, a iniciativa foi dada pelo Arcebispo e executada pela Comissão do Clero e Pastoral Presbiteral.

Em sua reflexão, Dom Paulo falou da consciência de que os padres devem ter de sua humanidade, mas sobretudo, de sua posição de ensinar e levar os fiéis ao amor de Cristo. “Nas pequenas e grandes ações do meu dia a dia é onde a fé vai tomando forma concreta, onde a fé vai fazendo a diferença na vida da sociedade, na vida das pessoas.”, afirmou o Arcebispo que continuou: “Nós manifestamos o nosso amor para com Deus nas pequenas e grandes ações com nós mesmos, com nossa consciência, mas também, no nosso relacionamento com o próximo.”

 

Após a pregação,  os padres puderam, então, confessar-se uns com os outros, num gesto bonito de fé, comunhão e espiritualidade penitencial. A Celebração foi concluída com a reza da Via-Sacra nos jardins do Seminário que possui uma Via Crucis com grandes imagens que representam cada uma das 14 estações onde o Arcebispo, seu Bispo auxiliar, Dom José Aparecido, e os padres presentes puderam contemplar a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor que irão celebrar na próxima semana.