Ciclo de Formações da PASCOM: Construindo verdadeiras Conexões

Ceilândia, 31 de março de 2019. Este poderia ser mais um Domingo, mas um dia de imersão quaresmal, de recolhimento. Mas, para o setor VI, o dia iniciou diferente.

Dezenas de pessoas saíram cedo de casa, encontraram-se em uma paróquia diferente, mais especificamente na Santíssima Trindade, na Ceilândia norte, para ouvir o que é ser PASCOM no mundo atual.

O tema deste encontro: “Construindo verdadeiras conexões” vem de encontro à mensagem do Papa Francisco para o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Escreveu Francisco: “Com esta Mensagem, gostaria de vos convidar uma vez mais a refletir sobre o fundamento e a importância do nosso ser-em-relação e descobrir, nos vastos desafios do atual panorama comunicativo, o desejo que o homem tem de não ficar encerrado na própria solidão.”

O Papa pede que abramos caminho ao diálogo, ao encontro, ao sorriso, ao carinho… Pede também que a nossa rede seja construída para libertar, para preservar uma comunhão de pessoas livres.

Nós, comunicadores de Cristo, atendemos a voz do Senhor que clama quem irá por nós? Como nos diz Isaías 6,8: “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia a mim”

Deus nunca cessou o chamado que fez aos seus discípulos. O ‘Eis-me aqui’ renova-se diariamente nas necessidades da Igreja, do mundo e dos irmãos. Mas, assim como o Profeta Isaías, temos que reconhecer que somos pecadores, cheios de falhas e incompletos. Sem o amor de Deus, que nos perdoa e nos sustenta, não somos nada.

Abraçar os planos de Deus e assumir a missão de colaborar com a obra criadora implica uma resposta livre e gratuita, que resulta na mudança de vida pautada na vivência coerente do amor.

Foi isto o que fez os comunicadores saírem de casa na manhã deste Domingo. Um sim a Deus, o desejo de levar a Verdade a todos, como nos mandou Nosso Senhor Jesus Cristo.

Para tão importante missão, é necessário conhecer o que é a Pastoral da Comunicação, sua distribuição nos níveis Nacional, Regional, Diocesana e Paroquial. É preciso conhecer os 4 eixos da PASCOM, qual é o perfil do comunicador e principalmente o Eixo da Espiritualidade PASCOM.
Este foi o intuito do Conselho Pascom Brasília, levar ao Setor VI formação e informação, mostrando a importância de estarmos juntos, em comunhão, “Construindo Verdadeiras Conexões”. Continuando e fortalecendo a caminhada rumo aos 60 anos de nossa Arquidiocese.

Texto: Alexandre Magno Matos Rodrigues
Edição: Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search