Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo está chegando ao fim

Crianças entre um e quatro anos e onze meses devem ser vacinadas na Campanha Nacional contra a Poliomielite e Sarampo que iniciou no dia 06 de agosto e vai até o próximo dia 31. O dia nacional da mobilização, o Dia D, está previsto para este sábado, dia 18 de agosto.

O objetivo da empreitada, segundo o Ministério da Saúde é “reduzir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência de sarampo, doenças já eliminadas no Brasil”.

Para proteger contra a Poliomielite, os pequenos receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), em forma de injeção. Os que já receberam alguma dose contra a pólio, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), em gotinha.

Contra o Sarampo, a garotada, dentro da faixa etária citada acima, que ainda não foi vacinada receberá, aos 12 meses, uma dose de Tríplice Viral, que além do sarampo, protege contra a caxumba e a rubéola; e, aos 15 meses, receberá uma dose da Tetra Viral, que é uma atualização da Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, caxumba, rubéola e catapora, completando o esquema vacinal.

Aqueles que não estiverem com a vacinação em dia, receberão as doses necessárias, e aqueles que já tiverem com o esquema vacinal completo, receberão as doses de reforço.

A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 11,2 milhões de crianças – das quais 160,3 mil estão no Distrito Federal – ou seja, 95% do total, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Poliomielite

A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral, que pode ser transmitida pelo contato humano, com muco ou fezes.

O vírus – poliovírus – ao entrar em contato com a corrente sanguínea, pode alcançar o cérebro e atacar o sistema nervoso, provocando, assim, a paralisia parcial ou total de alguns ou todos os membros. Ao contrário que muitos pensam essa doença também atinge adulto.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, não há registro da Polio desde a década de 90, mas ainda há países da África e da Ásia com registro da doença.

A Poliomielite não tem cura e não possui tratamento. A vacina é a única forma eficaz de prevenção.

 

Sarampo

O Sarampo também é uma doença viral, facilmente transmitida de pessoa para pessoa, através do contato com o fluído corporal da pessoa infectada.

Os primeiros sintomas da doença podem aparecer entre 7 e 14 dias, após o contato com o infectado. Os sintomas são manchinhas vermelhas por todo o corpo; coceira; conjuntivite; e o surgimento de bolinhas brancas na boca ou gengivas.

Essas bolinhas brancas são chamadas de sinal de Koplik, em homenagem a quem descreveu este sintoma, que desaparece em até dois dias depois que aparecem as erupções na pele. Além destes sintomas, a criança apresenta ainda febre alta; mal estar; tosse persistente; coriza, e infecção no ouvido e nariz, sintomas que podem ser confundidos com uma gripe forte.

Não existe tratamento específico para o sarampo, apenas medicamentos para atenuar o desconforto causado pela doença.

Vale ressaltar que a única forma de prevenir a doença e tomando a Vacina contra o sarampo. A vacina contra sarampo é contraindicada para pessoas com a suspeita da doença; gestantes; Imunocomprometidos e menores de 6 meses de idade.

De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas serão distribuídas em mais de 36 mil salas de vacinação. Clique aqui e veja o endereço dos Postos de Vacinação no Distrito Federal.

Leve seu filho(a) para ser imunizado(a)!

As unidades de saúde funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Surto de Sarampo e foco da Campanha de Vacinação

O Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), no ano de 2016, o certificado de extinção da circulação do vírus do sarampo, no entanto, este ano o país enfrenta um surto da doença em dois estados brasileiros: Amazonas e Roraima.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 1º de agosto, foram registrados 742 casos confirmados de sarampo no Amazonas, e 280 casos confirmados em Roraima. Juntos os dois estados somam 4.576 casos suspeitos. Ainda foram registrados casos de sarampo nos estados de São Paulo; Rio Grande do Sul; Pará, Rondônia e Rio de Janeiro.

Para tentar conter o avanço da doença nos estados com surto, o Ministério da Saúde adiantou o início da Campanha de Vacinação. Em Roraima, a empreitada iniciou em março, e no amazonas, teve início em abril.

Após avaliar e estudar os casos, o Ministério da Saúde afirmou que os surtos estão relacionados à “importação”. “Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela”, enfatizou a Pasta.

Apesar do foco da Campanha serem crianças de 1 a menos de 5 anos, a meninada acima de 5 anos, adolescentes e adultos também devem procurar os postos de saúde para se imunizarem.

A garotada de 5 a 9 anos que ainda não recebeu nenhuma das vacinas contra o sarampo devem receber duas doses da vacina Tríplice Viral. Os adolescentes e adultos, de até os 29 anos, devem tomar duas doses de Tríplice Viral. Os indivíduos de 30 a 49 anos, devem receber apenas uma dose de Tríplice Viral. Acima de 50, não há necessidade de vacinar.

Em caso de dúvida, procure o Posto de Saúde mais próximo de sua casa.

 

Informações:
Secretaria de Saúde do DF
Disque-Saúde: 160

 

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search