30/05/2018 12:15

 

Devido à greve dos Caminhoneiros e o não abastecimento total em alguns postos de saúde, o governo federal optou por prorrogar a Campanha da Vacina da Gripe até o dia 15 de junho em todo o país.

A meta é vacinar 90% dos membros do grupo prioritário, um total de 54,4 milhões de pessoas, dos quais 33,3 milhões já receberam a vacina.

Em Brasília, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF, até o dia 23/05, cerca de 82% do público alvo, ou seja, 495 mil pessoas foram vacinadas.

O publico alvo da campanha são as pessoas que integram os grupos prioritários, composto por:

– Idoso, a partir de 60 anos;
– Crianças de seis meses a menores de cinco anos (ou seja, até quatro anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes;
– Puérperas (até 45 dias após o parto);
– Trabalhadores que atuam em unidades de saúde (médicos, enfermeiros, pessoal da limpeza, cozinha e segurança).
– Povos indígenas;
– Pessoas privadas de liberdade;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas;
– Funcionários do sistema prisional;
– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas,
– Professores das redes pública e privada.

A enfermeira da gerência de vigilância Epidemiológica e Imunização da SES/DF, Rosa Mossry falou sobre a importância da imunização.

“Estamos chegando à época do frio e da seca e com isto aumenta a circulação dos vírus da gripe no ar. Então, esperamos que o nosso público-alvo continue procurando os centros e coordenações regionais de saúde para se vacinar”, disse.

A vacina é contraindicada para alérgicos a ovo. Também não é recomendada para indivíduos com febre. Já pessoas que estão tomando antibióticos ou estão com imunodepressão, natural ou medicamentosa, devem procurar o médico para receberem orientações.

Para se vacinar, é preciso se deslocar até uma das 114 unidades de saúde, portando a caderneta de vacina e um documento de identidade.

Os postos de vacinação funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para saber quais postos estão realizando a vacinação, clique aqui.

 

O Vírus Influenza, Sintomas e a Venda de Vacinas

A gripe é uma doença viral causada pelo vírus influenza, que causa infecção no trato respiratório.

Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C.

– Influenza A – responsável por epidemias sazonais e grandes pandemias. De acordo com a secretaria de Saúde, os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).

– Influenza B – responsável por epidemias sazonais.

– Influenza C – responsável por infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias.

Entre os sintomas mais comuns da gripe, estão: dores no corpo; mal estar; febre; tosse; dor de garganta; dor de cabeça e coriza.

A vacina distribuída pelo SUS tem eficácia de 1 ano e  é trivalente, ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam nos últimos meses no país:  Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B  (subtipo Brisbane).

Na rede particular, além da vacina trivalente, pode ser encontrada a vacina do tipo quadrivalente, que protege contra os vírus: Influenza A (H1N1); Influenza A (H3N2); Influenza B/Brisbane e Influenza B/ Phuket.

Em Brasília, o valor da dose da vacina contra gripe na rede particular varia, e pode ser encontrada a partir de R$130,00.

 

Prevenção

Com a queda da temperatura e chegada do tempo seco, aumentam as possibilidades de transmissão do vírus da gripe. Isso porque vírus ataca diretamente a via respiratória, e nos períodos de frio, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e umas próximas as outras, facilitando que o vírus se espalhe rapidamente.

A gripe é transmitida a um ser saudável após ele ter contato com a secreção contaminada de um ser gripado, por meio de um espirro, tosse ou fala. Ao receber um simples toque de um ser gripado, que acaba de tossir ou espirrar e cobriu a boca com a mão e não a lavou, o ser saudável também pode gripar.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina da gripe é bastante eficaz para evitar a gripe, mas  afirma que é essencial manter a higiene para não disseminar os vírus da gripe, além de outras doenças contagiosas.

Seguem algumas dicas:

– Lavar e higienizar as mãos com frequência;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Manter os ambientes bem ventilados;

– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe,

– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos

– Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados)
Tratamento

Os sintomas da gripe perduram de 7 a 10 dias. Neste período, beba muita água e descanse.

Para amenizar os sintomas, os doentes podem fazer uso de medicamentos, como antivirais, antitérmicos e analgésicos.

 

Casos de morte

Segundo o Ministério da Saúde, ao longo do ano de 2017, foram registrados 2.691 casos e 498 óbitos por influenza em todo o Brasil.

Já este ano, de acordo com o Ministério da Saúde, o país registrou, até 31 de março, 392 casos das variações do Influenza, dos quais 62 evoluíram para o óbito.

Em Brasília, até o dia 21 de abril foram registrados sete casos, confirmados pela Secretaria de Saúde do DF, de pessoas que contraíram a influenza A do subtipo H1N1, dos quais um resultou na morte de um homem de 54 anos.

 

Dúvidas

Em caso de dúvidas, entre no site do Ministério da Saúde e acesse o menu: “Perguntas e respostas” – ou clique aqui – e tire todas as suas dúvidas sobre a Vacinação da Gripe.

 

Informações:
Ministério da Saúde
Endereço: Esplanada dos Ministérios Bloco G
Telefone: (61) 3315-2425
Disque saúde / Ouvidoria Geral do SUS: 136

 

Por Gislene Ribeiro