Câmara Legislativa do DF faz homenagem ao dia de Nossa Senhora Aparecida

Na manhã desta quarta-feira, 10, foi a vez da Câmara Legislativa do Distrito Federal homenagear a padroeira de Brasília, Nossa Senhora Aparecida. A Sessão Solene foi requerida pelos deputados distritais Raimundo Ribeiro e Wellington Luiz. A Arquidiocese de Brasília foi representada pelo padre João Firmino, pároco da Catedral. Também foram convidados a participar da sessão o pároco da paróquia Sagrada Família, localizada no Park Way, padre Américo Beta, o pároco da paróquia Verbo Divino, localizada na L2 Norte, padre Denzil Crasta e a Dirigente Geral da Liga das Mães do Movimento Apostólico da Mãe Três Vezes Admirável de schoenstatt, Creuza Bezerra Farias.

A sessão transcorreu com muitas homenagens e testemunhos sobre o amor e a presença de Nossa Senhora. Muitos fiéis fizeram questão de prestigiar a sessão, ocupando todos os lugares do Plenário da Câmara.

Com a palavra, o padre João Firmino fez questão de salientar a importância de Nossa Senhora Aparecida para Brasília e para o povo que, junto com a Capital, nasceu, cresceu e construiu sua história.

Confira a exposição feita pelo padre João:

“Homenagear Nossa Senhora Aparecida, padroeira de nossa cidade e de nosso Pais, que na próxima sexta feira celebraremos o seu dia, é uma oportunidade singular que nos alegra a todos.

A devoção popular levou ao costume de confiar a localidade e a região onde residem a proteção de um Santo cuja historia de vida e de fé os inspiram em sua vivência e em suas lutas cotidianas.

A história de nossa cidade está atrelada a história da fé e de devoção de seu povo.

Sabemos que pessoas de todos os cantos do nosso país confiaram numa proposta e deixaram suas vidas para desbravar esta nova terra, numa gênesis moderna de concreto e sonhos.

Sonhos embalados pela profecia de Dom Bosco, que revelou o início venturoso desta cidade, “a terra prometida, de onde jorra leite e mel”. Esta ‘riqueza inconcebível’ se manifestou de uma forma singular, na fé daqueles Candangos que aqui vieram.

A virgem Mãe de Aparecida, em sua história e devoção, nos convida a relembrar a esperança e a confiança de uma jovem mulher, que procurou vivenciar a vontade divina, o projeto divino, e que a partir de seu SIM possibilitou a nossa vitória sobre o mau;

Somos uma cidade jovem, composta de um povo de espirito jovem, cheios de esperança, que confia nas qualidades e capacidades que possui, sempre se lançando no futuro.

Nossa Senhora Aparecida também nos convida a relembrar a esperança e a confiança de três pescadores que persistiram em lançar suas redes na busca da solução de uma problemática, sendo então presenteados pela pesca frutuosa e por uma devoção que se espalhou por nosso País, manifestando a esperança e confiança de um povoado, composto, a seu tempo, de pessoas distintas, de escravos, Senhores, pessoas enfermas que se uniram em volta de uma grande devoção;

No período da construção de nossa cidade Ela nos convidou também a esperança e a confiança que hoje é real e que tem uma grande responsabilidade governamental, que iniciou sua história numa celebração diante de uma réplica autentica de sua imagem que visitou antes todo o País para preparar seu povo, no intuito de animar, interceder e receber sua oração;

A Senhora de Aparecida é uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, da Imaculada Conceição, que se apresenta gravida do nosso Salvador, do Cristo Senhor.

Ela é aquela que nos traz a Salvação, a realização de tudo quanto aspiramos e desejamos: o reino dos céus, a vida eterna local sem sofrimento nem dor.

Nossa jovem cidade tem como padroeira, protetora, intercessora, uma jovem retratada numa imagem que surge nas águas de um rio, nos levando a refletir sobre a persistência mesmo diante das dificuldades e das respostas negativas de nossa vida.

Pela história do encontro da imagem e do que segue depois desse fato, somos movidos a não desistir.

Em nossa cidade, edificada pelas mãos calejadas dos nossos pioneiros, surgiu a casa da mãe que acolhe a todos, a casa de nossa Mãe Aparecida, revestida de claridade, visitada por todos sem distinção.

A mensagem que a Virgem Senhora de Aparecida nos dá e que nos reúne nesta sessão nos enriquece no ensinamento de que não devemos desistir diante da negativa do mundo quando queremos algo real e coletivo, o bem comum, que também é o fundamento maior desta casa legislativa.

Que a Virgem Maria, a Mãe Aparecida, que se apresenta a nós na cor preta, manifestando os traços da miscigenação de nosso povo e de nossa cidade, protegida por seu manto da cor de nosso céu, o mais belo de todas as regiões, coroada pela nobreza de espírito do povo de nossa bela cidade, possa nos proteger e inspirar nas lutas e cruzes de nosso dia a dia.

Que esta sessão solene em homenagem ao dia de nossa Senhora Aparecida, padroeira de nossa cidade, enriqueça esta casa e todos que aqui trabalham, com uma paz e uma vivencia harmônica.

Mais uma vez agradecemos aos Deputados Raimundo Ribeiro e Wellington Luiz por esta oportunidade.

E que deus nos abençoe a todos e que a Virgem Santíssima, nossa Mãe Aparecida, continue a interceder por todos nós.”

Ao final da sessão os fiéis juntamente com a banda, cantaram emocionados, canções para Nossa Senhora.

Confira as fotos da sessão aqui.

 

Festa da Padroeira

A festa de Nossa Senhora Aparecida, que acontece todo o dia 12 de outubro, reúne todos os anos milhares de fiéis na Esplanada dos Ministérios.

A programação terá inicio logo pela manhã com a Missa das crianças, a partir das 08h30. Na parte da tarde continuam os momentos de oração, louvor e homenagens a Mãe de Deus. Às 17h terá início a Missa Solene que este ano será presidida pelo arcebispo emérito de Aparecida, cardeal dom Raymundo Damasceno.

 

Confira a programação completa:

Manhã:

– 08h00 – Animação para Missa das Crianças – Altar no canteiro central da Esplanada

– 08h30 – Santa Missa de Nossa Senhora Aparecida para as Crianças

– Ao final da Missa teremos a coroação de Nossa Senhora feita pelas crianças.

– Logo após a Missa – Festival de sorvete com sorteio de Brinquedos, Brinquedos Infláveis e Praça de Alimentação.

 

Tarde:

– 13h00 – Oração do Oficio de Nossa Senhora.

– 14h00 – ou logo após o Ofício- Oração do santo terço

– 15h00 – Homenagem dos Jovens a Nossa Senhora.

– 16h00 – Animação e preparação para a Santa Missa

– 17h00 – Missa Solene

– 18h30  – início da Procissão das Velas com as três paradas para bênçãos da Saúde, aos Governantes e a Pátria e para as Famílias – procissão irá até o Segundo Quadrilátero Central após a Catedral.

– Ao final da procissão – Benção final no Altar Central.

– Praça de Alimentação durante todo o dia no canteiro central da Esplanada.

 

Por Kamila Aleixo

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search