Briefing Encontro menores. Card. O’Malley: o nosso futuro é a transparência

Depois da “terrível crise” que atingiu os Estados Unidos precisamente por causa das “omissões”, “estamos comprometidos a denunciar sempre” os casos de abuso: “a transparência representa o nosso futuro, devemos enfrentar os nossos pecados, não procurar fazê-los desaparecer”. O cardeal Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston, presidente da Comissão para a Proteção dos Menores e membro do Conselho dos Cardeais, deixa claro que a colaboração com as autoridades civis é essencial para “enfrentar e lidar com a traição cometida contra crianças e adultos vulneráveis”.

No segundo “briefing” dedicado ao Encontro sobre “A proteção dos menores na Igreja”, no Instituto Patrístico Augustinianum, o cardeal assinala também que “no momento não há nada mais urgente para a Igreja que se unir para individuar o melhor modo para proteger os menores”.

As feridas da aldeia global

Em “nossa aldeia global”, prossegue o capuchinho, “um fato que ocorre em uma parte do mundo tem consequências para todos”: por isso “devemos nos ajudar e nos apoiar uns aos outros para tornar a Igreja um lugar seguro para todos, especialmente para as crianças”.

No que diz respeito à punição e ao abandono do ministério por parte de quem se mancha de crimes semelhantes, falou dom Charles J. Scicluna, arcebispo de Malta, secretário adjunto da Congregação para a Doutrina da Fé e membro da Comissão Organizadora. “Aqueles que podem ferir os jovens não devem ser deixados no ministério”, disse ele. A punição pode ser proporcional, mas uma atitude prudente “é fundamental”: “Eu não removo alguém do rebanho para puni-lo, mas para proteger o rebanho”.

A Igreja deve ser “um time”

O arcebispo de Malta evidenciou também o tema da colegialidade, porque a Igreja “é um time” e ninguém deve ser deixado sozinho em situações de crise. O que está em andamento nas diferentes nuances culturais, é uma verdadeira “mudança de mentalidade”, afirmou o cardeal Blase Joseph Cupich, arcebispo de Chicago e membro do Comissão organizadora.

“Todos iremos embora mudados”, acrescentou ele, na consciência de que “devemos investir uns nos outros”. O purpurado agradeceu também as vítimas por sua “coragem” e “testemunho’. “Todos nós”, prosseguiu, “queremos resultados concretos”, que os bispos sintam a “responsabilidade” de suas ações.

Uma força tarefa para as pequenas realidades

O prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, tomou parte da coletiva com os jornalistas, junto com o presidente da Fundação Vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI, pe. Federico Lombardi,  moderador do encontro.

Ruffini ilustrou os muitos temas debatidos nas últimas 24 horas, em plenário e no âmbito dos círculos menores. Foi reiterada a importância de “procedimentos claros” a fim de favorecer “uma redução dos casos de abuso”, a relevância dos leigos, a possibilidade de criar uma “força tarefa” para ajudar as “Igrejas pequenas” e a promoção de uma “cultura da denúncia”.

Nos grupos de trabalho foi falado sobre como “evitar o fenômeno dos seminaristas errantes, excluídos de um seminário e acolhidos em outro”.

Por sua vez, pe. Lombardi enfatizou a atmosfera do encontro, “serena, positiva, incluindo a gravidade do tema, sua seriedade, e dor que isso comporta”. “Eu não sinto tensões na assembleia”, esclareceu. “Sinto um grande desejo de refletir juntos”.

Por Vatican News

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search