No próximo domingo (01/05), Dom José Aparecido, Bispo Auxiliar de Brasília, presidirá a Santa Missa onde 8 mulheres farão sua consagração definitiva na Ordo Virginum (Ordem das Virgens) segundo o Rito de Consagração das Virgens. A celebração acontecerá na Catedral Metropolitana de Brasília, às 10h30.

Farão a sua consagração perpétua: Ellen Surer da Costa Reis, Francisca Gontijo da Rocha, Joana D’arc Farias Sodré, Lucília Santiago de Toledo, Maria Helena dos Santos, Maria Icleia Ribeiro de Sales, Marta de Sousa, Meromelina Gonzaga de Souza

 

A origem da devoção do Ordo Virginum é evangélica e tem o próprio Jesus como fundador. Data do século III (período de perseguição aos cristãos) dos santos que deram a vida como consortes de Cristo – Sponsae Christi a partir dos votos de castidade e da renúncia ao sacramento do matrimônio. Como Santa Filomena, Santa Ágata, Santa Inês, Santa Cecília, Santa Lúcia e muitas outras mulheres que sangram pela causa de Jesus Cristo. Foi adotada no início, sustentada por pedras vivas e fé, tornando sua vida ascética e mística um símbolo da imagem da noiva da igreja. Como tal, foi-lhes pedido que se situassem no contexto das sociedades pagãs, como sinal claro da novidade cristã e capazes de responder às questões mais profundas sobre o sentido da existência humana.

 

A consagrada vive como leiga, tornando-se um bom fermento e um bom cheiro de Cristo na sociedade. Eles moram com suas famílias ou em suas próprias casas e trabalham em algum tipo de ocupação: professores, trabalhadores, assistentes sociais, enfermeiros, bancários, estudantes, etc. Comprometida com a edificação do reino de Jesus Cristo no mundo, cuidam da própria vida e da previdência social, empregam todo poder e meios disponíveis para a pastoral e a evangelização, fazendo de uma igreja particular o amor e a devoção de sua vida.

 

Ecclesiae Sponsae Imago – Documento da Igreja sobre a Ordem das Virgens