06/06/2018 12:46

 “O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus”

(Santo Cura d’Ars)

Na próxima sexta-feira, 8 de junho, a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Mas a data se torna ainda mais especial porque as orações neste dia também são direcionadas aos sacerdotes do mundo inteiro. É o Dia de Oração pelos Sacerdotes. A data foi instituída em 1995, pelo Papa João Paulo II, a partir de uma sugestão feita pela Congregação para o Clero.

A Arquidiocese de Brasília, como todos os anos, promove uma manhã de oração na Catedral Metropolitana de Brasília, que acontecerá de 08h às 12h15.

Na programação haverá a exposição do Santíssimo Sacramento para adoração, além de momentos de oração conduzidos a cada hora por um Vicariato diferente:

– Vicariato Centro das 08h:00-9h:00;

– Vicariato Norte das 09h:00-10h:00;

– Vicariato Leste das 10h:00-11h:00;

– Vicariato Sul 11h:00-12h:00.

Para encerrar o momento de oração, será celebrada a Santa Missa em Ação de Graças, às 12h15, presidida pelo Arcebispo de Brasília, cardeal Dom Sergio e concelebrada por todo o clero.

Os sacerdotes precisam da sua oração

É de conhecimento de todos que, como cristãos, devemos manter a prática da oração pelos padres como uma constância.

O padre é um homem normal como qualquer outro, mas por escolha de Deus, se tornou sacerdote. É escolha do alto. Ser padre não é viver uma profissão, mas é ser um outro Cristo.

Sabemos que o sacerdote é indispensável para a Igreja e para o mundo, por ser testemunha da vida que brota do Ressuscitado. De seu ministério, jorram rios de água viva, na medida em que ele também bebe com fé as palavras de Nosso Senhor, e se abre à graça do Espírito Santo.

Mais que uma obrigação cristã, rezar pelos sacerdotes é um ato de gratidão, pois cada um também precisa viver em plena fidelidade a Cristo.

Como homem os sacerdotes também vivem seus dilemas e embates que precisam da misericórdia de Deus para serem vencidos. A luta é constante e a oração é a força que vem de Deus para vencer as batalhas.

Além do Dia de Oração na Catedral as paróquias de Brasília também são convidadas a realizarem momentos de oração pelos sacerdotes em suas comunidades.

Todos estão convidados a participar.

Reze por nossos padres. Eles precisam da sua oração!

 

Oração pelos sacerdotes

Senhor Jesus Cristo, que para testemunhar-nos o vosso amor infinito, instituístes o sacerdócio católico, a fim de permanecerdes entre nós pelo ministério dos padres, enviai-nos santos sacerdotes!

Nós vos pedimos por aqueles que estão conosco à frente de nossa comunidade, especialmente o vigário de nossa paróquia. Pedimos pelos missionários que andam pelo mundo, enfrentando o cansaço, perigos e dificuldades para anunciar a Palavra da Salvação.

Pedimos pelos que se dedicam ao serviço da caridade, cuidando das crianças, dos doentes e dos velhos, de todos os que sofrem e estão desamparados.

Pedimos por todos aqueles que estão a serviço do vosso Reino de Justiça, de Amor e de Paz, seja ensinando, seja abençoando, seja administrando os sacramentos da salvação.

Amparai e confortai, Senhor, aqueles que estão cansados e desanimados, aqueles que sofrem injustiças e perseguições por vosso nome, aqueles que se sentem angustiados diante dos problemas.

Fazei que eles todos sintam a presença de vosso amor e a força de vossa Providência. Amém.

Retirado do livro: Orações de todos os tempos da Igreja. Ed. Cléofas. (via Felipe Aquino)

 

Por Kamila Aleixo