31/01/2018 10:56

Logo mais, ás 12h15, será celebrada, na Catedral Metropolitana de Brasília, a Missa pelo dia de Dom Bosco, co-padroeiro de Brasília. A Missa será presidida pelo arcebispo de Brasília, cardeal Sergio da Rocha e contará de modo especial, com a presença de paroquianos das Paróquias Dom Bosco, na Asa Sul, e São João Bosco, no Núcleo Bandeirante, assim como dos demais fiéis de toda a Arquidiocese.

Participe!

São João Bosco

Dom Bosco, como é carinhosamente conhecido, nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Desde bem pequeno já tinha em seu coração o desejo de se tornar padre. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal.

Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver e necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.

Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Dom Bosco, criador dos oratórios; catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.

Sonhos proféticos

Dom Bosco teve diversos sonhos proféticos durante sua vida. E é por conta de um sonho que nasce a relação de carinho e devoção entre o santo e Brasília. Conta-se que Dom Bosco sonhou Brasília 77 anos antes de sua construção, em um sonho preciso e com riqueza de detalhes, em que previu até os meridianos do mapa onde se instauraria a capital.

Entre os graus 15 e 20 havia uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago. Disse então uma voz repetidamente: – Quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.” , relatou São João Bosco.

O sonho de Dom Bosco sempre esteve vinculado a Capital Federal, desde a sua construção. Tanto que a primeira obra de alvenaria a ser erguida em Brasília foi a Ermida Dom Bosco, erguida em 1957 como uma homenagem ao santo. Tanto é o carinho da Capital pelo Santo que Dom Bosco é coopadroeiro da cidade, juntamente com a padroeira, Nossa Senhora Aparecida.  Outro ponto interessante sobre esta relação é o fato a congregação dos Salesianos fundada por São João Bosco  foi a primeira ordem religiosa a chegar ao Distrito Federal.

Relíquia permanente

O Santuário Dom Bosco, localizado na Asa Sul, recebeu em 2017 a relíquia permanente de São João Bosco. O presente — uma réplica fidedigna da urna que fica em Turim, na Itália, e contém a estátua de Dom Bosco em tamanho real e um pedaço de osso do braço direito, com o qual o santo abençoava a todos que dele se aproximavam — foi um presente do Reito-mor da Congregação Salesiana, padre Ângel Fernández Artime.

A forte ligação de São João Bosco com a capital federal foi o motivo de Brasília ter sido presenteada com a relíquia. No Santuário, uma cripta foi construída em seu subsolo e lá a urna fica exposta para visitação.  O Santuário possui também uma sala que com projeção que relata a vida do santo salesiano.

Antes de sua chegada à Capital Federal, a urna com a relíquia insigne e a estátua de Dom Bosco iniciou, em 2009, a peregrinação pelo mundo todo, passando por cada um dos cinco continentes com presença Salesiana, em celebração aos 150 anos de fundação da Congregação Salesiana e em preparação ao Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco. No Brasil, as relíquias passaram pelas cinco regiões entre 2009 e 2010.

Somente ao final das visitações, em agosto de 2015, quando eram preparadas, no Brasil, as comemorações para o Bicentenário do nascimento de Dom Bosco, foi divulgada a informação que Brasília teria a honra de ficar com a Relíquia insigne de Dom Bosco.

Desde então, iniciou-se o processo de oficialização do processo de permanência da relíquia em território brasileiro.

 

Confira também a programação nas paróquias dedicadas ao Santo:

Santuário Dom Bosco

31/01 – Missa às 18h00

SEPS 702 Bloco B s/nº, Asa Sul, W3

Informações: 3223-6542

 

Paróquia São João Bosco

31/01 – Missa às 19h00

3º Avenida, Praça Padre Roque módulo 3, Núcleo Bandeirante

Informações: 3552-0876

Oração a São João Bosco

Oh! Pai e mestre da juventude, São João Bosco, que tanto trabalhastes pela salvação das almas, sede nossa guia em buscar o bem da nossa e a salvação do próximo, ajudai-nos a vencer as paixões e o respeito humano, ensinai-nos a amar a Jesus Sacramentado, a Maria Santíssima Auxiliadora e ao Papa, e obtende-nos de Deus uma santa morte, para que possamos um dia achar-nos juntos no Céu. Amém.

São João Bosco, rogai por nós!

 

Por Kamila Aleixo