Nesta quinta-feira (14/04), às 9h30, na Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida, todos os padres do Distrito Federal estarão reunidos sob a presidência do Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, para renovar as promessas sacerdotais que fizeram no dia da ordenação e, também, para a benção dos óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e a Consagração do Óleo do Crisma. (abaixo você confere a explicação sobre esta celebração)

A Celebração será transmitida pelo canal do Youtube da Arquidiocese de Brasília, pela Rádio Arquidiocesana Nova Aliança 103.3 FM e pela TV e Rádio Cação Nova Brasília.

Esta é uma das grandes celebrações da Semana Santa e, nesse ano, voltará a ser realizada com a presença de todos os padres, depois da impossibilidade gerada pela pandemia nos últimos dois anos.

 

Nosso Arcebispo convida a todos para participar e rezar neste momento de unidade na Semana Santa.

 

 

 

 

Missa dos Santos Óleos, unidade do presbitério em torno do seu Bispo

 

Na Quinta-feira Santa (em alguns lugares, num outro dia da Semana Santa), o presbitério das dioceses se reúne em torno do seu Bispo para a benção dos óleos dos Catecúmenos e dos enfermos e a Consagração do Óleo do Crisma. Além disso, nesta celebração, os sacerdotes renovam suas promessas sacerdotais que outrora foram feitas no dia de sua ordenação presbiteral.

 

Segundo os liturgistas e teólogos, esta Missa é considerada uma das principais manifestações da plenitude do sacerdócio do Bispo e sinal da íntima união dos presbíteros com ele. Além disso, realiza também, o sinal da unidade do Bispo com toda a Igreja particular que está sob seu pastoreio, tendo em vista que os óleos que serão utilizados nos sacramentos do Batismo, da Unção dos Enfermos, da Confirmação e da Ordem são por ele abençoados (Óleos dos Catecúmenos e Enfermos) e consagrados (Óleo do Crisma).

 

Na capelinha mais distante do centro da Diocese, haverá a presença do Bispo durante todo o ano, através dos óleos que por ele foram confeccionados nesta Celebração. Ademais, a unidade do presbitério com o seu pastor, também está manifestado no Óleo do Crisma com o qual serão ungidos os novos sacerdotes.

 

A Liturgia cristã fez seu o costume que nos é apresentado no Antigo Testamento, onde os reis, sacerdotes e profetas eram ungidos com o óleo da consagração ao iniciar suas missões, pois eram figura de Cristo, cujo nome significa “Ungido do Senhor”. Segundo a introdução do rito deste dia “o Santo Crisma mostra aos cristãos, inseridos pelo Batismo no mistério pascal de Cristo, se tornam participantes do seu sacerdócio real e profético, e, pela Confirmação, recebem a unção espiritual do Espírito Santo que lhes é dado. Já o Óleo dos Catecúmenos, é ampliado o efeito dos exorcismos [do Batismo], pois que os batizando são fortalecidos para poderem renunciar ao demônio e ao pecado, antes de se aproximarem da fonte da vida e de nela renascerem. O óleo dos enfermos, cujo uso é atestado por São Tiago, proporciona aos doentes o remédio para a alma e para o corpo, a fim de poderem suportar e superar com fortaleza os males e alcançarem o perdão dos pecados.”

 

Neste dia, toda a Igreja é chamada, também, a rezar por seus sacerdotes para que sejam robustecidos da graça do Espírito e possam realizar, em seu ministério, aquilo que é a imagem do Cristo na Terra. Além disso, é uma oportunidade ímpar para rezar pelas vocações.

 

“Por isso, nós Vos pedimos, Senhor: dignai-Vos santificar e abençoar este óleo, e comunicar-lhe a virtude do Espírito Santo, pelo poder do vosso Cristo, de cujo Nome santo recebeu o nome de crisma; com ele ungistes os vossos sacerdotes, reis, profetas e mártires” (da Oração de Consagração do Óleo do Crisma)

 

Missa dos Santos Óleos
Local: Catedral Metropolitana de Brasília
Data: 14/04/2022
Horário: 9h30