ANEC: os desafios da Educação Católica no Brasil

Até 2020, a expectativa é que as mudanças propostas para a educação no Brasil com a nova estrutura do Ensino Médio, que terá uma organização curricular mais flexível e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um conjunto de orientações que deverá nortear a (re)elaboração dos currículos de referência das escolas das redes públicas e privadas de ensino de todo o Brasil, estejam implementadas.

Essas mudanças foram aprovadas em 2017 por meio da Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O objetivo é promover a elevação da qualidade do ensino no país por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas de educação básica.

Mas essa é uma realidade que ainda vai dar muito trabalho para ser implementada pelo Governo Federal. E a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), organismo ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que congrega instituições mantenedoras de estabelecimentos confessionais católicos de educação em todos os seus níveis, graus e modalidades acompanhada de perto esse processo.

De acordo com a ANEC, a implantação da BNCC e da Reforma do Ensino Médio deverão ter papel primordial na educação em 2019. Por isso, a entidade tem buscado apresentar ao governo sua contribuição para a educação como um todo e se colocando à disposição para contribuir na construção de políticas públicas que incidam sobre a missão institucional, que é a educação de qualidade para todos.

O secretário executivo da ANEC, James Pinheiro, diz que a entidade tem trabalhado junto ao governo pela defesa da Filantropia e à reforma da Previdência: “Frente a este novo cenário nos preocupa a visão restrita e segmentada com que a educação vem sendo abordada, sobretudo, no que se refere ao olhar e ao cuidado com os mais necessitados, além de um possível desmonte da participação da sociedade civil na implementação das Políticas Públicas, em especial da Educacional”.

Outro projeto importante para a ANEC neste ano de 2019 é o “Redes em Rede: juntos pela Educação Católica”, que em parceria com a CNBB e com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), tem o objetivo de fortalecer as instituições católicas nos cenários educacional, social, eclesial e cultural.

A educação básica, com foco no combate ao analfabetismo, a qualificação para o trabalho e o fortalecimento da identidade nacional, são os principais pilares da gestão de Ricardo Vélez Rodriguez no Ministério da Educação, além do fortalecimento da educação em creches e escolas, de jovens e adultos e na educação especial de pessoas portadores de deficiências. A educação familiar também é uma das propostas do novo governo que já prepara uma medida provisória para regulamentar a educação domiciliar.

Para a ANEC, o ensino em casa ou domiciliar (homeschooling) não seria uma opção adequada, devido às limitações do conceito de educação, do aprendizado de conteúdos e da formação social de cidadãos. Além de comprometer o desenvolvimento de competências e valores para a vida.

“Indo à escola as crianças e jovens são inseridas no convívio social, com valores e crenças diferentes, conhecem novas realidades, além do exercício do respeito, da tolerância e das diferenças”, destaca o secretário executivo, James Pinheiro.

Diante dessa nova realidade educacional no Brasil, a ANEC realiza o V Congresso Nacional de Educação, que vai ocorrer entre os dias 25 a 27 de março, em Cuiabá (MT).

“Queremos reunir um significativo público de nossas escolas e IES para refletirmos sobre temas da atualidade educacional e, sentirmos mais iluminados pela luz da fé na busca pela inovação, sustentabilidade e humanismo solidário”, ressalta.

As inscrições já estão disponíveis no site site: http://anec.org.br/congresso/

 

Por CNBB

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search