Missa de abertura oficial da Campanha da Fraternidade de 2021 na Arquidiocese de Brasília, foi celebrada às 7hs da manhã deste domingo (21/02) na Igreja Nossa Senhora de Fátima situada em uma linda praça, em meio aos arvoredos e prédios na EQS 307/308, pelo Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar da Costa e concelebrada pelo Frei Reinaldo (Pároco da Igrejinha), Frei Clésio (provincial).

A Igreja Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como “Igrejinha”, foi projetada por Oscar Niemeyer e revestida com azulejos criados por Athos Bulcão na década de 50.

O templo surgiu como pagamento de uma promessa que a primeira dama dona Sarah Kubitschek fez a Nossa Senhora de Fátima pela cura de sua filha, sendo assim o primeiro templo católico em alvenaria construído em Brasília e inaugurado em 1958.

A igreja seguiu todos os protocolos sanitários exigidos, e pelo fato da nave da igreja ser pequenina, a maioria dos fiéis, participaram ao ar livre, sentados e mantendo o distanciamento social.

A CF deste ano é ecumênica, ou seja, outras igrejas são convidadas a pensar, avaliar e buscar soluções para algum tema de interesse social, cujo o tema para esta CF 20121 é: “Fraternidade e Dialogo: compromisso de amor” e lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

Em sua homilia, dom Paulo frisou que o dialogo parte sempre de uma percepção, de uma visão positiva, bonita e devemos sempre construí-lo; nos fez também uma indagação: “Qual deve ser a nossa atitude diante do reino de Deus: Converteis-vos e credes no Evangelho”; ao final nos fez o convite para viver intensamente o período quaresmal praticando a Caridade, Oração e Jejum.

A celebração foi finalizada com a consagração à Nossa Senhora e benção solene.

 

 

Alessandra Gomes

PASCOM BRASÍLIA