8º Domingo Do Tempo Comum – 03/03/2019

Frutos que Brotam do Coração

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

 

“A palavra mostra o coração do homem”, afirma o livro do Eclesiástico (27,7), alertando para a necessária prudência e discernimento perante as pessoas. Vivemos numa época em que as pessoas se deixam levar facilmente pelas aparências ou pela primeira impressão. Quando alguém age deste modo, é grande o risco de enganar-se ou de ser injusto.

A segunda leitura (1Cor 15,54-58) nos apresenta a conclusão da catequese de São Paulo aos Coríntios sobre a ressurreição, lida nestes quatro últimos domingos. A nossa vitória sobre a morte é consequência da vitória de Cristo.  Com ele e graças a ele, nós alcançamos a vitória sobre o pecado e a morte. Paulo conclui exortando-nos a permanecer firmes e a esforçar-nos, cada vez mais, “na obra do Senhor”.

No Evangelho proclamado (Lc 6,39-45), encontramos vários ensinamentos de Jesus para que a comunidade dos discípulos jamais se afaste do Mestre. Cada discípulo é chamado a ser como o Mestre, que é Jesus, permanecendo na verdade. Os seguidores de Jesus são chamados a reconhecer as próprias falhas e limitações, ao invés de condenar o outro, e a produzir bons frutos a partir do “bom tesouro do coração”.

Estaremos iniciando a Quaresma no próximo dia 06, quarta-feira de Cinzas. Vamos iniciar um tempo especial de conversão e penitência, em preparação para a Páscoa. Deus nos oferece mais uma oportunidade privilegiada para produzir os bons frutos que ele espera de nós. É preciso refletir seriamente sobre qual tipo de árvore nos representa, a boa ou ruim, considerando os frutos que temos produzido. Nestes dias em que muitos buscam a alegria sem Deus, possamos dar testemunho da verdadeira alegria que se encontra em Deus e na vivência da sua Palavra. Felizes os que acolhem a Palavra de Deus e a põem em prática nas diversas situações da vida, nos momentos de alegria e de dor.

Lembre-se que a quarta feira de Cinzas continua a ser dia de jejum e abstinência. Participe da missa na quarta feira de Cinzas, a ser celebrada em todas as paróquias da Arquidiocese de Brasília. Na Catedral, a celebração eucarística será às 19:30 h. Em todo o Brasil, com a Quaresma, será iniciada também a Campanha da Fraternidade, tendo como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e como lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)”.  Possamos viver o amor fraterno, com suas várias exigências, conforme o ensinamento de Jesus, na família, na comunidade e nos diversos ambientes da vida social.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search