5º Domingo da Quaresma – 07/04/19

Podes ir. Não peques mais!

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

“Podes ir e, de agora em diante, não peques mais” (Jo 8, 11). É com esta palavra de Jesus que se conclui a narrativa da mulher que estava para ser apedrejada. Ao invés da condenação, das pedras e da morte, Jesus lhe oferece a graça do perdão e da vida nova. “Podes ir” significa “podes caminhar”, “podes seguir em frente”. É preciso caminhar, deixando para trás o pecado rumo a uma nova vida. Por isso, Jesus acrescenta: “não peques mais”. A mulher que estava sendo condenada experimentou a misericórdia de Jesus e, por isso, pôde “ir”. O perdão liberta, rompe as amarras do passado e permite caminhar olhando para frente. Cada vez que participamos do Sacramento da Penitência, Jesus nos diz, através da Igreja: “podes ir e não peques mais”.

Embora em outro contexto, o profeta Isaías nos convida a não ficar relembrando coisas passadas, pois Deus quer realizar coisas novas. Há coisas do passado que são motivos de alegria e louvor a Deus. Por isso, são lembradas, como faz o salmista: “Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!” (Sl 125). Mas, há coisas negativas do passado a serem deixadas para trás, a fim de recomeçar e seguir em frente. Quando recordadas, sejam motivo de louvor a Deus pela sua misericórdia, sirvam de aprendizado e de alerta para não recair nos erros.

Para falar da sua radical mudança de vida, S. Paulo recorre à imagem de um atleta que corre rumo ao prêmio. “Esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente” (Fp 3, 13), afirma ele. Contudo, apesar do esforço sempre necessário, a corrida para uma vida nova acontece pela graça de Deus, “por meio da fé em Cristo”. Por isso, Paulo afirma: “corro para alcança-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus” (Fp 3,12). O amor de Deus é graça, isto é, precede e sustenta a nossa corrida para conhecer a Cristo e viver como ele nos ensinou.

O Evangelho proclamado faz pensar também nas atitudes que temos diante dos que erram. “Quem dentre vós não tiver pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra” (Jo 8,7), afirma Jesus aos que acusavam aquela mulher. Nesta Quaresma, quem busca a misericórdia de Deus deve ser misericordioso com o próximo. Quem busca o perdão de Deus deve estar pronto também para perdoar.

Procure viver melhor este final da Quaresma. No próximo domingo, participe da Missa e da Procissão de Ramos. Colabore com a Coleta da Campanha da Fraternidade, gesto quaresmal de conversão, partilha e comunhão na Igreja, em favor dos mais necessitados. Procure viver intensamente a Semana Santa, participando especialmente das celebrações do Tríduo Pascal. Ouça a voz de Jesus: “podes ir; não peques mais!”.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search