27º Domingo do Tempo Comum – 07/10/2018

Uma só Carne

 

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

 

Concluímos recentemente o Mês da Bíblia, com renovada disposição de ter sempre mais a Bíblia nas mãos, a Palavra de Deus no coração e os pés na missão. Somos chamados a partilhar com os irmãos, o dom da Palavra que ouvimos e acolhemos. Somos chamados a participar da missão evangelizadora da Igreja, através do anúncio e do testemunho cristão na vida cotidiana. Iniciando o mês dedicado especialmente às missões, nós bendizemos a Deus pela fé que recebemos e procuramos assumir, com maior esforço, o compromisso de testemunhar e compartilhar a fé recebida.

A fé cristã, iluminada pela Palavra de Deus e fortalecida pela Eucaristia, deve animar toda a nossa vida, a começar da nossa casa. A família, tendo como base o matrimônio cristão, é fundamental para a vivência e a transmissão da fé. O trecho do Evangelho segundo Marcos, hoje meditado, nos recorda o valor do matrimônio indissolúvel, a ser vivido na fidelidade, como “uma só carne”, segundo a vontade do Criador (Mc 10,7), conforme o ensinamento de Jesus aos seus discípulos. O texto da Criação, mencionado pelo Evangelho, aparece na primeira leitura, destacando a unidade inseparável que une homem e mulher na vida conjugal. “O que Deus uniu, o homem não separe” (Mt 10,9), declara Jesus.

A Carta aos Hebreus anuncia a vitória de Jesus, “coroado de glória e honra por ter sofrido a morte” (Hb 2,9), mostrando-se solidário conosco, seus irmãos. Pela graça de Cristo, o casal pode cumprir o desígnio do Criador, vivendo o amor fiel, nas diversas situações, e educando os filhos na fé.

Teve início, no Vaticano, dia 03 de outubro, a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, tendo como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A Assembleia Sinodal se estenderá até o dia 28 de outubro, reunindo bispos representantes de todas as Conferências Episcopais, com o Papa Francisco. Esperamos valorizar mais a presença dos jovens na Igreja, compartilhando com eles a alegria do Evangelho e contando com eles na evangelização dos próprios jovens, nas diferentes situações em que se encontram. Rezemos pelo Sínodo dos Bispos!

Neste domingo, em que acontecem as Eleições, rezemos especialmente pelo Brasil, procurando valorizar este momento de grande importância para a vida do país e tratar a todos de modo respeitoso e pacífico. A convivência respeitosa entre as pessoas é sinal de amor ao próximo e consequência da fé. As Eleições possam transcorrer na paz desejada, com o empenho e o testemunho dos que creem em Cristo, chamados a ser “sal da terra” e “luz do mundo”.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search