26º Domingo do Tempo Comum – 30/09/2018

Jesus Ensina Seus Discípulos

 

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

 

O texto de Marcos, hoje proclamado, nos apresenta três ensinamentos de Jesus, com várias exigências para a vida dos seus discípulos. O episódio relatado se passa em Cafarnaum (cf. Mc 9,33), com Jesus rodeado dos discípulos, prestes a iniciar a sua grande viagem para Jerusalém, onde sofrerá a Paixão.

O principal tema abordado, pois aparece também na primeira leitura, está logo no início da passagem proclamada: como comportar-se diante de quem faz o bem, mas não está no grupo dos discípulos? A expressão “ele não nos segue” (Mc 9,38), descrevendo a reação de João, poderia também ser traduzida por “ele não é dos nossos”. João denota ciúmes e fechamento, ao querer impedir a boa ação de quem não pertencia ao grupo dos discípulos. Na perspectiva de Jesus, quem faz o bem em favor das pessoas, está do seu lado. O verdadeiro discípulo não tem inveja do bem que os outros possam fazer, nem demonstra ciúmes diante da ação de Deus através das diferentes pessoas. O sectarismo, a intolerância e ciúmes não condizem com a comunidade dos discípulos. Este episódio narrado por Marcos faz recordar o que ocorreu nos tempos de Moisés, conforme o Livro dos Números (Nm 11,25-29).  Josué não aceitava que pudessem profetizar aqueles que estavam foram do acampamento. Ao contrário da postura de Josué, Moisés reconhece que o Espírito de Deus sopra onde quer. Por isso, é preciso abertura para reconhecer a presença de Deus onde quer que ele se manifeste e valorizar o bem que os outros fazem.

O segundo ensinamento de Jesus adverte a não escandalizar os “pequeninos”. A expressão se refere aos membros da comunidade em situação de fragilidade, inclusive na fé. Como são tratados? O “escândalo” significa a pedra ou obstáculo que se coloca no caminho, impedindo ou dificultando o seguimento de Cristo. Por fim, o terceiro ensinamento de Jesus faz pensar sobre o que é preciso cortar da própria vida para segui-lo com seriedade. É preciso arrancar da própria vida os sentimentos e atitudes que não são compatíveis com o Evangelho. Quem não fizer assim, ao invés da vida e da salvação, encontrará a condenação e a morte eterna.

Na segunda leitura, continuamos a meditar a Carta de São Tiago que faz uma dura condenação dos que acumulam riquezas, explorando os pobres, praticando a injustiça e vivendo luxuosamente (Tg 5,4-6). Ela mostra as consequências tristes para quem coloca a confiança nos bens materiais, que enferrujam e apodrecem.

Neste dia da Bíblia, vamos assumir o compromisso de continuar a ler, a meditar e a acolher a Palavra de Deus, em nossa vida cotidiana, numa atitude de escuta atenta e de cumprimento fiel, pois ela é “Palavra da Salvação”!

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search