Missa de apresentação do novo Bispo auxiliar de Brasília, Dom Ricardo Hoepers

A celebração será presidida pelo Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa.

O novo Bispo auxiliar foi nomeado pelo Papa Francisco na última quarta-feira, 24 de maio. Dom Ricardo, eleito também para o ofício na Conferência Episcopal, deixou a Diocese de Rio Grande, no Rio Grande de Sul e, se junta-se aos outros três auxiliares que colaboram com o Cardeal Paulo Cezar Costa na ação evangelizadora da Arquidiocese de Brasília, são eles: Dom José Aparecido, Dom Antonio Aparecido e Dom Denilson Geraldo, SAC.

Biografia
Nascido em 16 de dezembro de 1970, dom Ricardo ingressou no Seminário Arquidiocesano São José, em Curitiba, aos 15 anos. Foi ordenado presbítero em 1999, após ter cursado Filosofia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no Studium Theologicum, da Faculdade Claretiana de Teologia, ambas na capital paranaense.
Tem especialização e mestrado em Bioética, respectivamente pela Faculdade São Camilo, de São Paulo (1999), e pela Academia Afonsiana, de Roma (2011). Também tem
mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Teologia Moral pela Academia Afonsiana.
Acumulou experiências como docente e também diretor de instituição de ensino superior. Na arquidiocese de Curitiba, foi coordenador geral do clero, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. No Regional Sul 2 da CNBB, foi assistente eclesiástico da Pastoral da Pessoa com Deficiência.
Em 2016, foi nomeado bispo de Rio Grande (RS) e recebeu a Ordenação Episcopal pelas mãos do arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antonio Peruzzo, no dia 14 de maio daquele ano. Em 2018, dom Ricardo Hoepers representou a CNBB numa audiência pública que debateu a descriminalização do aborto no Supremo Tribunal Federal (STF), o que fez com que fosse eleito em primeiro escrutínio para a presidência da Comissão para a Vida e a Família, na 57ª Assembleia Geral da CNBB, em 2019. No Regional Sul 3 da CNBB, articulou o Observatório Regional de Bioética.
Dom Ricardo Hoepers faz parte da Equipe de Animação Nacional do Sínodo 2021-2024 e presidiu, no último quadriênio, a Comissão Especial de Bioética, articulando especialistas em iniciativas de formação e de embasamento para posições da Conferência na defesa, promoção e cuidado com a vida humana.
No último dia 25 de abril, durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito secretário-geral para o quadriênio 2023-2027.

Recent Posts

Leave a Comment