EQUIPE EXECUTIVA DO CONSELHO MISSIONÁRIO NACIONAL (COMINA) SE REUNIU PRESENCIALMENTE, EM BRASÍLIA (DF)

A equipe executiva do Conselho Missionário Nacional (COMINA) esteve reunida, presencialmente, no dia 24 de maio, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o novo presidente da Comissão Episcopal para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da entidade e do COMINA, dom Maurício Jardim, bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT).

A Comissão é composta por três bispos e dois assessores religiosos e que tem como frentes de trabalho a animação missionária nacional através do COMINA e dos demais Conselhos Regionais (COMIREs), Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDs) e Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAs);

Na pauta, a executiva refletiu sobre a composição da Comissão para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Missão Ad Gentes (projeto de cooperação intereclesial entre a CNBB e outras conferências para a formação de sacerdotes na Guiné Bissau, Timor Leste e Moçambique), a Pastoral dos Brasileiros no Exterior (missão além fronteiras que proporciona aos brasileiros residentes no exterior a vivência do Evangelho); a atualização do Programa Missionário Nacional (PMN); o projeto Igrejas Irmãs; o 5º Congresso Missionário Nacional e outros informes sobre agenda de atividades.

“Entre os diversos assuntos da pauta, refletimos sobre a sugestão de nomes de bispos para integrar a comissão e também nomes de assessores que vão nos ajudar nessa missão”, destaca o presidente da comissão, dom Maurício.

Despedida e missão

A reunião também marcou a despedida da irmã Sandra Regina Amado, missionária da Congregação das Irmãs Missionárias Combonianas, que chegou à CNBB em agosto de 2019 para atuar como assessora da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial. Irmã Sandra se despediu enfatizando a boa e edificante experiência que fez servindo à Comissão e apontando que agora a sua a missão volta-se ao serviço à congregação. Ela disse estar agradecida pela oportunidade de colaborar em nome das Irmãs Missionárias Combonianas com a Igreja do Brasil na comissão da animação missionária da CNBB.

Irmã Sandra no trabalho na escola. | Foto: arquivo pessoal.

Como a congregação das Irmãs Missionárias Combonianas tem em sua carisma atuar especificamente na missão Ad Gentes, irmã Sandra fez a experiência como missionária na África, especificamente em Eritrea e Sudão do Sul – país Africano mais jovem do mundo, que vive atormentado pela violência e pela fome. A religiosa chegou ao país em 2007 para integrar a equipe das Irmãs Combonianas e trabalhar na escola Comboni.

Lá integrou um grupo de missionários que tinha como objetivo colaborar com a igreja local na evangelização. A tarefa principal desenvolvida por eles, segundo conta a irmã, era dedicar-se à educação desde o jardim de infância até à universidade, preparando profissionais em diversos ramos. Irmã Sandra atuou também na formação de professores, por meio do projeto Solidarity, em Yambio. Basicamente ela ensinava jovens e adultos a falar inglês.

Natural de Tamarana (PR), diocese de Londrina, irmã Sandra Amado é missionária Comboniana. Fez a primeira profissão religiosa missionária consagrada em Curitiba, em 1994. Sua vocação missionária amadureceu na paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rolim de Moura, diocese de Ji-Paraná (RO).

Missionários combonianos. | Foto: arquivo pessoal.

A vida missionária começou em 1995 quando foi estudar inglês na Immaculata University, na Pensilvânia (EUA), e dois anos depois já pisava solo Africano, no país da Eritrea, capital Asmara para sua primeira experiência missionária, onde permaneceu até ser enviada para qualificação acadêmica nos EUA para ensinar literatura inglesa. Em janeiro de 2007, foi enviada para o Sudão do Sul.

Celebração no CCM

Na noite de quarta-feira (24), dom Maurício presidiu a missa para os participantes do 123º curso de Língua Portuguesa e Inculturação do Centro de Formação Intercultural, o Cenfi, promovido pelo Centro Cultural Missionário, organismo vinculado à CNBB.

Nessa edição,  participam 29 missionários e missionárias vindos de 16 diferentes países, de 4 continentes. Os países são Uruguai, Honduras, México, Argentina, República Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Etiópia, Madagascar, Itália, Índia, Vietnã, Indonésia, Filipinas e Bangladesh. 

Participaram da reunião, a presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB), Moema Rodrigues Muricy; a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Sônia Gomes de Oliveira; a assessora da Comissão Especial da Amazônia da CNBB, Irmã Irene Lopes dos Santos; o diretor do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Djalma Antônio da Silva;  a assessora do setor missão da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), Irmã Valmí Bohn e a diretora nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Irmã Regina da Costa Pedro.

Recent Posts

Leave a Comment