CAMINHO A TRILHAR: NOVO PRESIDENTE DA COMISSÃO PARA A ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA ESTEVE NA SEDE DA CNBB

O novo presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leomar Antônio Brustolin, eleito para o cargo na 60ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em abril deste ano, esteve na sede da entidade, em Brasília (DF), para participar da reunião do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep, ocorrida nos dias 23 e 24 de maio.

Para além do Consep, ele também se reuniu com os atuais assessores da Comissão, padre Jânison de Sá e Mariana Venâncio, para entender e saber sobre o processo trilhado até o presente momento. Um dos assuntos abordados foram os eventos realizados e os que estão programados para ainda esse ano, como é o caso do Seminário Nacional de Animação Bíblica da Pastoral, de 21 a 23 de agosto, e que pretende reunir todos os envolvidos no trabalho de Animação Bíblica da Pastoral nos regionais e dioceses.  

Seu objetivo, segundo a Comissão, é o de envolver os diversos representantes diocesanos e oferecer uma reflexão a respeito do que é a ABP e caminhos para sua implementação. São convidados a participar bispos, padres e cristãos leigos. As inscrições bem como a programação serão divulgadas em breve.

Outro evento tratado durante a reunião foi o encontro que revisitará o documento “Catequese Renovada”, por ocasião dos 40 anos de sua publicação. Mais de 600 pessoas estão inscritas para os três dias de formação, que acontecerão de 1 a 3 de setembro, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

A publicação do documento Catequese Renovada (1983) foi fundamental para a caminhada da catequese no Brasil em diversos aspectos: aprimoramento da identidade vocacional do catequista, estreitamento das relações entre Bíblia e catequese, renovação da metodologia catequética e novo impulso catequético.

Outros encontros como o Seminário Bíblico do Mês da Bíblia, de 11 a 13 de setembro, e o encontro presencial sobre Iniciação a Vida Cristã para presbíteros, previsto para acontecer em Brasília, de forma presencial, de 27 a 29 de novembro, também foram apreciados por todos. Em breve, a Comissão dará mais detalhes sobre toda a programação desses eventos no site da CNBB.

 

 

Recent Posts

Leave a Comment